Cultura inclusiva e artistas com deficiência marcam comemorações dos 30 anos da Lei de Cotas

Publicado em: 14/07/2021


Atrações abrangem performances teatrais, música e vídeos realizados por pessoas com deficiência.

Por Fátima El Kadri

Conforme vem sendo divulgado nas redes sociais e aqui no site da Câmara, neste ano, teremos dois dias de comemorações pelo 30 º aniversário da Lei de Cotas. Enquanto o dia 23 será mais voltado aos painéis e discussões, o dia 24/07 será dedicado à arte e à cultura, destacando o talento de artistas com deficiência. 

Na primeira parte, haverá o debate intitulado Museu da Inclusão: a construção dos Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência – entre o hoje e o amanhã. No bate-papo com Rafael Gatuzzo Barbieri e Marina Gouveia, que atuam como educador e educadora do Museu da Inclusão, serão discutidos os direitos humanos e como eles são percebidos pela sociedade, especialmente para as pessoas com deficiência. 

Na sequência, será a hora de se emocionar e se divertir com a exibição de várias produções do SESC que têm a participação de pessoas com deficiência. Confira, abaixo, um resumo da programação do dia 24.

Acompanhe e prestigie toda a programação cultural: https://leidecotas.camarainclusao.com.br/participantes-24-de-julho/

Performances 
  • “Vamos todos brincar juntos? com Grupo Êba”; 
  • Poesia Brasil de A a Z, com Edinho e Nayuda; 
  • Vitamina “C”irco, com Giovanni Venturini; 
  • 2 em Dois, com Marita e Felipe Nicastro. 
Vídeos
  • Bicho-Preguiça, da Reserva Natural Sesc Bertioga, que conta com uma trilha acessível. 
  • Trecho do webdoc O que é normal, com a participação do dançarino Marcos Abranches, disponível na íntegra em: O que é normal? – SESC

Mas não para por aí. Depois disso, a festa continua com as apresentações musicais do “Música Inclui”, que terá a participação dos seguintes artistas com deficiência: 

  • Dudu do Cavaco – músico com Síndrome de Down;
  • Renato Silva – músico com deficiência visual;
  • Sara Bentes – cantora, com deficiência visual; 
  • Edgar Jacques – ator, escritor, dramaturgo e consultor em audiodescrição, com deficiência visual;

O Música Inclui será apresentado pelo Dr. José Carlos do Carmo, coordenador da Câmara Paulista de Inclusão, e por Walleria Suri Zafalon, ativista pelos direitos das pessoas LGBTQIA+,consultora em diversidade e inclusão da organização internacional SSEX BBOX e Diversity Bbox, assessora na Secretaria de Equidade e Gênero da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e representante LGBTI+ do Brasil na União Latino Americana de Cegos (ULAC). 

Walleria comemora sua participação no evento: “acredito que será um grande momento de disseminação de importantes informações sobre inclusão, acessibilidade e empregabilidade para pessoas com deficiência. Também será um momento para as pessoas conhecerem trabalhos excelentes desenvolvidos por essas pessoas, tanto na área de pesquisa e de prestação de serviços, quanto na arte e na cultura. E estou muito honrada de poder fazer parte dele, especialmente colaborando na apresentação dos artistas musicais. Pra mim está sendo uma grande realização pessoal também”. 

Os artistas também não escondem sua satisfação em participar da festa. A cantora Sara Bentes, que tem deficiência visual, está presente nas comemorações desde 2014 e fala sobre a importância de participar desta iniciativa: 

 “Participar de um evento que celebra os 30 anos da lei de cotas é muito gratificante. Esses eventos ajudam a gente a trazer à tona o tema da inclusão. Embora ainda pareça de uma minoria e tratado com tanta dificuldade pelo mundo corporativo, este é um assunto que diz respeito a todos nós. Fico muito feliz por ser lembrada todo ano pela comissão, porque isso significa que o meu trabalho é relevante para a representatividade das pessoas com deficiência visual”, diz ela.

Lembrando que a transmissão será pelos canais do Facebook e do Youtube da Câmara. Confira a agenda completa e programe-se para acompanhar em: https://leidecotas.camarainclusao.com.br.

Voltar para Notícias