Câmara Paulista para Inclusão realiza retrospectiva 2016 e planejamento 2017

Conteúdo da Imagem: PROGRAME-SE! Datas das Reuniões da Câmara Paulista para Inclusão de 2017: 16 de fevereiro, 13 de abril, 18 de agosto e 09 de novembro. Horário: das 14h às 17h

Publicado em: 09/01/2017


Foi realizada, no dia 16 de dezembro de 2016, a última reunião do ano da Secretaria Administrativa da Câmara Paulista para Inclusão. Estiveram presentes na reunião José Carlos do Carmo (Kal), Ariadne Senna, Maria de Fátima, Ivone Santana, Marinalva Cruz e Albertina Sarti. A partir de 2017, Marinalva permanecerá na Secretaria Administrativa representando a SMPED – da qual foi convidada a assumir como secretária adjunta -, e Albertina passará a fazer parte representando a SERT/PADEF.

Na reunião foi feita a avaliação das ações realizadas pela Câmara Paulista para Inclusão durante o ano de 2016, destacando as reuniões plenárias trimestrais com temas diversos, o lançamento do site (www.camarainclusao.com.br) e da página no Facebook (facebook/camarainclusão)  e o evento de Comemoração dos 25 anos da Lei de Cotas. Acompanhe nossa Retrospectiva 2016 abaixo:


28/janeiro: Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão. Pauta: Informes da Fiscalização do Trabalho; Aprovação das alterações no Regimento Interno da Câmara Paulista;  Relato de Tuca Munhoz sobre sua participação no Encontro da UNESCO de Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência; Apresentação do projeto do novo site da Câmara Paulista e entrega de questionários de opinião sobre a Câmara; Workshop Jogo Discovery: apresentação do jogo corporativo criado pelo Instituto Amankay para promover a inclusão no ambiente de trabalho.

14/abril: Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão. Pauta: Apresentação do novo site da Câmara Paulista para a Inclusão; Apresentação da campanha de acessibilidade Calçada Cilada; Oficina introdutória sobre Libras e Cultura Surda com NURAP.

22/julho: Celebração dos 25 anos da Lei de Cotas no Parque Ibirapuera com colaboração de diversas entidades e empresas e apresentações artísticas.

24/julho: Caminhada pela Inclusão em comemoração ao Aniversário da Lei de Cotas na Av. Paulista.

11/agosto: Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão. Pauta: Lançamento do site da Câmara Paulista para Inclusão; Apresentação da ferramenta de acessibilidade Browsealoud; Apresentação do aplicativo e ferramenta Handtalk; Palestra sobre recurso de audiodescrição e descrição de imagens com Rosa Matsushita.

21/setembro: Participação na organização e execução do DIA D  – Dia de Inclusão Profissional e Social das Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS – juntamente com outros órgãos e entidades.

24/outubro: Participação na organização e execução do Seminário Transtorno Mental e Empregabilidade em parceria com outros órgãos e entidades.

10/novembro: Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão. Pauta: A caracterização da Pessoa com Deficiência para fins de cota: A visão do Ministério do Trabalho com José Carlos do Carmo; CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade com Mário Battisti.


Os membros da Secretaria Administrativa presentes na reunião concordaram que, neste ano, a Câmara Paulista para Inclusão se constituiu como um espaço de discussão importante e que os temas desenvolvidos nas reuniões plenárias foram relevantes. “No entanto ainda há muitas coisas a serem feitas para melhorar e fortalecer a Câmara enquanto espaço de articulação sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal”, complementou José Carlos do Carmo (Kal), coordenador da Câmara e coordenador estadual do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência do Ministério do Trabalho.

“Neste ano foi organizada a Secretaria Administrativa com representantes de vários setores para coordenação da Câmara, importante para manutenção deste espaço. Também tivemos a criação do site exclusivo da Câmara que se propõe a ser um veículo de comunicação sobre as ações realizadas pela Câmara e notícias sobre a área de inclusão no mercado de trabalho. Essas duas iniciativas foram consideradas muito importantes para fortalecimento do espaço da Câmara e para divulgação da causa da inclusão”, avaliou Kal.

Como pontos relevantes deste ano, foram citados o contato mais próximo com o Ministério do Trabalho que a Câmara proporciona, a constituição de um espaço de encontro democrático com diversidade de participantes de diversas áreas e segmentos, a abordagem de temas específicos nas reuniões plenárias e a construção de uma comunicação mais direta com as empresas, tornando-se um espaço de referência e de formação sobre o tema da inclusão no trabalho.

Com relação às propostas e desafios para o próximo ano, foi debatido o tema da construção de diálogos com outros espaços que discutam a inclusão da Pessoa com Deficiência (instituições, conselhos, órgãos públicos, sindicatos, universidades, etc) e a construção de redes, a importância de oferecer dados mais detalhados sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência através do site e de construir materiais de orientação por meio das ações da Câmara.

Também foi mencionado como a Câmara pode fortalecer seu propósito por meio da elaboração  e realização de ações que orientem sobre a contratação dos profissionais com deficiência, visando sempre à continuidade das ações realizadas.

Foram levantadas algumas temáticas possíveis a serem abordadas em próximas reuniões plenárias da Câmara como a construção de diálogos com os médicos do trabalho e orientações sobre o processo seletivo do profissional com deficiência. Ainda sobre as reuniões plenárias, surgiu a proposta de transmitir as reuniões ao vivo pela página de Facebook da Câmara com a presença de intérpretes de LIBRAS e de áudio-descritores nas reuniões.

Um dos resultados da reunião de planejamento foi a elaboração do calendário de 2017 com todas as reuniões plenárias da Câmara e as reuniões da Secretaria Administrativa:


CALENDÁRIO 2017

Reuniões Plenárias Câmara Paulista para Inclusão:
16 de fevereiro | 13 de abril de 2017 | 10 de agosto de 2017 | 09 de novembro de 2017
Local: SRTE-SP – Rua Martins Fontes, 109 – São Paulo/SP | Horário: das 14h às 17h

Reuniões dos membros da Secretaria Administrativa:
12 de janeiro | 16 de março | 1 de junho de 2017 |14 de setembro de 2017 |07 de dezembro de 2017

 

Descrição de Imagem: Fotografia tirada na reunião da Secretaria Administrativa realizada em uma sala na SRTE-SP. Os membros estão sentados ao redor de uma mesa redonda, na mesa estão alguns papéis e canetas. No canto direito está uma árvore de natal e ao fundo duas estantes com algumas caixas de papelão que guardam arquivos.. Todos estão sorrindo.

Membros da Secretaria Administrativa da Câmara Paulista para Inclusão. Da esquerda para direita: José Carlos do Carmo (Kal), Ariadne Senna, Ivone Santana, Maria de Fátima e Silva, Marinalva Cruz e Albertina Sarti.

 

Por Stela Masson – fonte: Ata da Reunião elaborada por Ariadne Senna, 3/1/2017

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