Catanduva promove semana de conscientização para inclusão das pessoas com deficiência

Publicado em: 24/08/2018

O coordenador da Câmara Paulista de Inclusão, médico do trabalho e auditor fiscal da SRTE-SP do Ministério do Trabalho, Dr. José Carlos do Carmo, Kal, proferiu palestra nesta sexta-feira, dia 24 de agosto, no município de Catanduva-SP, como parte das atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

O músico Renato José, que é cego, tocou violão na abertura da palestra do Dr. Kal, para um público de aproximadamente 50 pessoas, conforme fotos acima.

A cidade de Catanduva instituiu, há 10 anos, o dia 20 de agosto como o “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência”, de acordo com a Lei 4.547, de autoria do vereador Vanir Martinho Braz e sancionada pelo prefeito Afonso Macchione Neto, “com o propósito de despertar a consciência da comunidade, em relação aos direitos e deveres da Pessoa com Deficiência e também potencializar o papel da sociedade no debate dessas questões”. Desde então, o município comemora a semana da pessoa com deficiência na semana do dia 20 de agosto, com atividades diversas como palestras e celebrações.

Neste ano de 2018 o início das atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, de 20 a 24 de agosto, foi uma passeata denominada “Tributo à Inclusão” no dia 20, com percurso pela rua Brasil até a praça da República, com cerimônia com autoridades e aula aberta de zumba. Participaram da passeata alunos de escolas municipais e estaduais, representantes de projetos sociais e entidades, além dos integrantes da Coordenadoria de Inclusão Social.

A abertura oficial da Semana foi com a palestra “A lei brasileira de inclusão no cotidiano da pessoa com deficiência”, com Júlio Cesar Ballerini Silva, mestre em direito processual civil e professor universitário, no campus sede da Unifipa. O CMPCD – Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realizou ainda mesa-redonda, vivência em atividades físicas e esportes adaptados, workshop, mostra artística e cultural inclusiva, e um café sensorial. No dia 21 foi realizada uma sessão da Câmara de Vereadores, para ampliar a discussão e divulgação da temática.

Com objetivo de atingir o maior número de pessoas de diferentes gêneros e idades, as ações ocorreram em espaços variados, como o Hospital Mahatma Gandhi, IMES, Instituto Federal, Fatec, Apae, Senac, Sincomerciários, além da Unifipa.

Várias secretarias municipais apoiaram a iniciativa abordaram o assunto de diferentes formas. A Secretaria de Assistência Social divulgou a Campanha de Combate à Violência contra a Pessoa com Deficiência, com ação socioeducativa liderada por equipe que atua no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) desenvolvida em escolas e núcleos sociais nos bairros. A Secretaria de Saúde debateu o assunto com usuários das unidades de atendimento nos bairros. A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) promoveu uma campanha educativa sobre a utilização correta das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos.

Veja programação completa da semana no link: http://www.catanduva.sp.gov.br/noticia/ler/9780/PROGRAMACÃO_2018