Cidade de São Paulo abriga o Memorial da Inclusão

Publicado em: 28/06/2016


Dentro do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo,  um acervo com cerca de 600 documentos relata o movimento social da pessoa com deficiência, bem como sua luta e conquistas. Manuscritos, fotos, objetos, depoimentos e até lembranças compõem o Memorial da Inclusão.

Destacam-se os registros que tratam dos sentidos na comunicação. Há vídeos com depoimentos; exemplos de países que aderem à educação inclusiva; registros de campanhas destinadas às pessoas com deficiência; leis que tratam do direito das mesmas e exemplos de atletas que superaram a deficiência e conquistaram seu espaço na sociedade.

O Memorial desenvolve estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a valorização do protagonismo das pessoas com deficiência e o respeito aos seus direitos. Seu objetivo é traçar os caminhos das pessoas com deficiência em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Para as visitas de pessoas cegas ou com deficiência visual, o Memorial da Inclusão tem piso tátil, material em braile, tipos ampliados e áudio por tubos sonoros acionados por sensor de presença. Para pessoas com deficiência auditiva e surdas, além das visitas agendadas poderem ser acompanhadas por mediador versado na Língua Brasileira de Sinais, o conteúdo textual expositivo é acompanhado com vídeo-libras e os vídeos presentes na exposição são legendados. Para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência física, o acesso ao Memorial da Inclusão conta com rampas e o espaço de circulação externo e interno é plano. Há elevadores e sanitários adaptados. Para público com deficiência intelectual, a mediação é realizada com base na leitura facilitada, que adapta o discurso expositivo para uma linguagem mais lúdica e sensível.

 

Agende sua visita:

Memorial da Inclusão – os caminhos da pessoa com deficiência

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h. Para visitas em grupos de dez ou mais pessoas é necessário agendamento pelo telefone  (11) 5212-3700. Entrada Grátis.

Veja mais no site: www.memorialdainclusao.sp.gov.br

 

Descrição de Imagem: Logo do Memorial da Inclusão. Uma espiral azul que traz o desenho de uma borboleta colorida no fim de uma das pontas. Ao lado direito está escrito Memorial da Inclusão Os Caminhos da Pessoa com Deficiência.

Voltar para Notícias