Hand Talk, eleito pela ONU “o melhor aplicativo social do mundo” está disponível neste site

Publicado em: 27/06/2016


Criada por um publicitário, um arquiteto e um analista de sistema, todos do estado de Alagoas, a  Hand Talk é uma ferramenta gratuita que traduz o português para Libras – língua brasileira de sinais. Em 2013, foi eleita pela ONU no prêmio World Summit Award Mobile, como melhor aplicativo social do mundo por sua facilidade, interatividade e eficiência.

Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 9,7 milhões de surdos e, destes, 70% têm dificuldades para ler e escrever em português, e a maioria usa Libras para se comunicar.

O Hand Talk tem como intérprete virtual o Hugo, personagem de braços longos, mãos e cabeça grandes que facilitam a expressão corporal e facial. Usar o Hugo no smartphone é bem simples: é só baixar o aplicativo, falar, digitar ou até mesmo fotografar algo em português que o personagem traduz para Libras. Desde sua criação em 2012, a ferramenta já teve mais de 500 mil downloads e cerca de 50 mil usuários ativos mensalmente.

Neste site, você encontra o símbolo de Libras do lado direito da página inicial. Basta clicar nele, que a Hand Talk é carregada automaticamente. Daí, é só selecionar o texto que desejar, que o Hugo vai traduzindo todas as palavras. Sites acessíveis como este, abrem portas para milhões de pessoas com deficiência, que até então não eram alcançadas, ganhando autonomia para obter informação e conhecimento na web.

Sensacional, não? Faça agora uma experiência, você vai gostar!

Você sabia?

  • Desde 2002, a Libras é considerada língua oficial do Brasil, junto com o português.
  • A LBI – Lei Brasileira de Inclusão que entrou em vigor este ano, sancionou diversas ações para a acessibilidade, tais como:

Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da Internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

 

Voltar para Notícias