São Paulo oferece intérpretes para pessoas com deficiência auditiva em todos os serviços públicos

Publicado em: 20/05/2016

A Central de Interpretação de Libras (CIL), da cidade de São Paulo, foi criada para servir de intérprete aos usuários de serviços públicos com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos. Para tanto, tem uma equipe formada por tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras), profissionais surdos e guias-intérpretes.

Coordenada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a CIL oferece três tipos de atendimento:

In Loco – Quando o usuário solicita que um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou guia-intérprete (se for uma pessoa surdo-cega) se desloque até o serviço público em que precise de atendimento. Ele se comunica na língua de sinais com o intérprete, que faz a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento e vice-versa.

Presencial – O solicitante se dirige até a CIL, localizada na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida*, para que um intérprete o auxilie, por exemplo, em uma ligação telefônica para um órgão público.

Atendimento Virtual (em fase de implantação) – Um aplicativo instalado em smartphone, tablet ou computador com acesso à internet, poderá gerar a mediação da CIL para reportar uma emergência médica, falar com um serviço público, ou mesmo se comunicar com outra pessoa usuária de Libras.

Além desses atendimentos, serão instalados totens para acesso virtual à CIL, nas praças de atendimento das Subprefeituras. Nesta modalidade, a comunicação poderá ser feita via texto, vídeo, ou voz (entre o intérprete da CIL e o ouvinte).

Para contar com o serviço de intérprete, basta agendar atendimento por e-mail, mensagem de texto ou whatsapp, nos seguintes horários:

• Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h

E canais:

• Telefones: (11) 3913-4097 / 4095 / 4092
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp : (11) 950-886-540

* CIL – Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro.