Comando facial capaz de mover cadeira de rodas é criado por brasileiros

Publicado em: 06/02/2019


Imagine ser capaz de mover uma cadeira de rodas com o rosto? Pois cientistas brasileiros criaram condições para isso. A novidade, batizada como Wheelie 7, foi anunciada pela Agência Fapesp e já está sendo comercializada no mercado norte-americano.

O sistema de reconhecimento facial foi desenvolvido em São Paulo por pesquisadores da Hoobox Robotics. Ele permite que as imagens das expressões faciais dos usuários, captadas por uma câmara e decodificadas por um pequeno computador, movimentem cadeiras de rodas. A novidade, que gera autonomia até mesmo para pessoas com tetraplegia ou doenças degenerativas, tem o apoio da Fapesp, e PIPE – Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas.

“O sistema é capaz de capturar informações de quase 100 pontos do rosto de uma pessoa, como o formato da boca, do nariz, dos lábios e a cavidade dos olhos, com alta precisão”, afirmou Paulo Gurgel Pinheiro, CEO da Hoobox Robotics. Até agora, 10 comandos coordenam os movimentos da cadeira de rodas e o sistema desconsidera expressões espontâneas, como espirros e bocejos, evitando acidentes indesejados.

Sessenta pessoas estão utilizando o equipamento e outras 300 aguardam na fila de espera. O Wheelie 7 não é vendido, mas utilizado através de um sistema de assinatura, que custa US$ 300 mensais.  “Essa foi uma forma que encontramos para subsidiar o custo do kit e, ao mesmo tempo, avaliar como é o uso dele no dia a dia dos usuários para melhorá-lo”, justifica o executivo.

Os planos são muitos, de aumentar o uso da tecnologia até a viabilidade da comercialização no Brasil. Não apenas para Pessoas com Deficiência, para uso hospitalar e até mesmo em casa, em situações de prevenção de riscos.

Leia a reportagem na íntegra em:

https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/03/brasileiros-criam-sistema-que-move-cadeira-de-rodas-com-expressoes-faciais.htm

Texto:

Adriana do Amaral

Voltar para Notícias