Comissão dos direitos da pessoa com deficiência na câmara tem novos representantes na Câmara dos Deputados

Publicado em: 21/04/2021

Rejane Dias e Alexandre Padilha foram eleitos em março.

Por Fátima El Kadri

Recentemente, em 11/03, a deputada federal Rejane Dias (PT-PI) foi eleita como presidente na Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados. Em seguida, o deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT-SP) foi anunciado como vice.

O que é a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência?

Criada em 25 de fevereiro de 2015 pelos deputados federais com deficiência Mara Gabrilli, Rosinha da Adefal e Walter Tostes, o papel da comissão é propor e viabilizar a aprovação de propostas e políticas públicas em benefício da população com deficiência, inclusive defender as políticas já existentes, em âmbito nacional.

Quem são os representantes eleitos?

Rejane Dias é administradora e assumiu o primeiro mandato como deputada federal em  2015, tendo exercido, também, outros cargos públicos na Secretaria de Educação e Cultura do Piauí.

Padilha é médico infectologista e possui uma extensa trajetória política, tendo atuado outras vezes em comissões dos direitos das pessoas com deficiência e idosos, cultura, entre outras áreas. Em 2011, assumiu a Secretaria de Relações Institucionais e foi ministro da Coordenação Política do Governo Lula, além de ter ocupado o cargo de Ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff.

“É preciso atuarmos para efetivar políticas públicas para quase 7% da população brasileira que quer trabalhar, ter seus direitos respeitados e, principalmente, condições para enfrentar esta pandemia”, disse ele no anúncio da sua nomeação no Facebook.

Foi criado um grupo de whatsapp aberto ao público para incentivar o envio de sugestões e opiniões à Comissão. Você pode participar clicando aqui.