Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência leva a voz da sociedade civil às políticas públicas

Publicado em: 16/08/2017

Foi com surpresa que a comunidade ligada ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD) contabilizou a candidatura de 107 voluntários para as 7 vagas de membros titulares e 7 suplentes para a gestão 2017 –2019.  “A atuação no Conselho sempre foi muito tímida se considerarmos as quase 3 milhões de pessoas com deficiência na capital e confesso que o alto número de inscritos para a próxima votação me surpreendeu bastante”, disse Nalva Cruz, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), à qual o Conselho é vinculado.

O papel do Conselho é conhecer, avaliar e colaborar com a criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência da cidade de São Paulo e representá-los na luta pela ampliação de seus direitos e espaços. A entidade é consultiva,  e formada por 7 representantes das deficiências (visual, física, intelectual, auditiva, múltipla) e duas vagas livres, além de seus 7 suplentes, todos da sociedade civil.

“Acho muito importante a participação das pessoas com deficiência nessas instâncias, pois nós é que sabemos das nossas reais necessidades”, diz Mila Guedes, que tem esclerose múltipla e é suplente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.  “A gente tem que estar perto das decisões sobre a legislação, para batalhar por melhores condições para todos: se uma calçada estiver adequada para um bebê e um idoso, também será para o deficiente”.

O Conselho se reúne mensalmente e sua participação fiscalizadora quanto às políticas e legislações  promove um debate aberto e inclusivo sobre as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência moradoras da cidade de São Paulo. “Uma vez sendo feita adequadamente, a participação civil no Conselho enriquece a nossa causa – que é mostrar as  necessidades de milhões de pessoas e buscar a solução para elas ”, completa Mila.

No dia 12 de agosto, durante o  27º Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência, foram feitas as apresentações dos candidatos e as votações para as vagas serão no dia 19 de agosto.

Votação para o CMPD:

Dia: 19/08/17- Horário: 8h às 18h / Local: CRECI – Centro de Referência do Idoso – Rua Formosa, 215 – Vale Anhangabaú – São Paulo – Centro / Credenciamento: das 8h30 às 11h.

Por Stela Masson, 12/08/2017