Coronavírus – Grupo lança campanha de apoio a pessoas com deficiência em situação de miserabilidade

Publicado em: 01/04/2020


Levantamento identificou pelo menos 326 famílias do segmento em diferentes Estados que precisam de recursos para adquirir comida, produtos de higiene e medicamentos.

Por Lucas Borba

A ASID Brasil (Ação Social para Igualdade das Diferenças) fez um levantamento em 172 instituições que atendem pessoas com deficiência, de 6 Estados brasileiros. A organização identificou 326 famílias diretamente afetadas pela pandemia do Covid-19, em situação de miserabilidade absoluta.

Segundo a associação, essas pessoas não têm recursos para obter itens de alimentação, higiene e medicamentos. O mapeamento ocorreu entre os dias 23 e 26 de março, nos Estados onde a ASID atua. De acordo com o grupo, são 203 famílias em São Paulo, 43 no Paraná, 33 no Rio de Janeiro, 21 em Mato Grosso, 18 em Alagoas e 8 em Santa Catarina.

Quanto à compatibilidade desse levantamento com o real número de pessoas com deficiência e familiares nessa condição, porém, basta lembrar que, enquanto o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que quase 46 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência – cerca de 24% da população -, o Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) 2018, do Ministério da Economia, contabiliza que apenas 1% das vagas de emprego com contratos formais de trabalho são destinadas ao segmento.

A ASID Brasil lançou uma campanha de doações (confira abaixo) e trabalha para cadastrar as famílias ligadas às instituições parceiras, para garantir que os itens doados cheguem até elas em segurança. Em entrevista ao blog Vencer Limites, o diretor da associação, Luiz Hamilton, relata que já são mais de 300 famílias cadastradas. No último dia 28, foram entregues as primeiras cestas com doações para famílias em Brasnorte (MT).

Confira a campanha no seguinte link: https://asidbrasil.colabore.org/juntospelainclusao/single_step

Fonte: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/coronavirus-grupo-identifica-mais-de-300-familias-de-pessoas-com-deficiencia-em-situacao-de-miseria/

Voltar para Notícias