Coronavírus: guia para todos verem

Publicado em: 08/04/2020


Página de acesso gratuito foi criada por dois jovens de Curitiba. Plataforma tem acessibilidade completa para pessoas com deficiência visual, público que tem encontrado muitas barreiras para acompanhar as informações sobre a pandemia da covid-19. Site está conectado com um sistema automático da Microsoft que recebe estatísticas oficiais da OMS. Projeto também reúne notícias publicadas nos principais portais da grande imprensa, apresenta conteúdo do Ministério da Saúde sobre a doença, prevenção, sintomas e tratamentos, tem lista de filmes com audiodescrição, sugestões de audiolivros, além de playlists de música.
Repost adaptado do blog Vencer Limites (Luiz Alexandre Souza Ventura)

Um empreendedor social e um programador, ambos de Curitiba (PR), lançaram uma plataforma de acesso gratuito com informações atualizadas em tempo real sobre o coronavírus. O principal diferencial do site é que ele tem recursos completos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, público que tem encontrado muitas barreiras para acompanhar a cobertura da pandemia.

O ‘Guia PraTodosVerem sobre o Coronavírus’ entrou no ar no último dia 30. Toda a construção da página, desde a primeira concepção, foi pensada para acesso por pessoas com deficiência visual em smartphones, notebooks ou computadores desktop. A navegação é inteira adaptada para os leitores de tela de todos os sistemas – Talk Back, no Android; Voiceover, no iOS/Apple, e o Narrador, do Windows –, tem botões de acessibilidade para contraste e aumento de texto, além de conteúdos acessíveis como audiolivros e audiodescrição de filmes.

O projeto surgiu há poucos dias, durante o período de distanciamento social que o mundo inteiro está enfrentando junto. Quem teve a ideia foi João Pedro Novochadlo, de 28 anos, empreendedor social na área de tecnologia para pessoas com deficiência visual e co-fundador do Veever. Ele entrou em contato com o amigo Mateus Silva, de 22 anos, que é programador, e eles construíram a plataforma juntos.

A página tem informações gerais sobre a covid-19, como sintomas, prevenção e perguntas frequentes, tudo coletado diretamente do Ministério da Saúde. Também está conectado ao sistema criado pela Microsoft, que recebe dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em tempo real, com estatísticas do Brasil e do mundo.

Além disso, mostra reportagens publicadas nos principais portais da grande imprensa do Brasil. No dia 1º de abril, foi incluída uma área somente de boas notícias.

“É uma plataforma centralizadora de informações sobre o coronavírus. Não produzimos nenhum conteúdo”, explica João Pedro Novochadlo. “Além das notícias e dados, listamos diversos audiolivros publicados no YouTube e temos uma parceria com a Superplayer, que tem várias playlists de música”, diz Novochadlo.

Acesse a plataforma no link: https://guiapratodosverem.com.br/

Fonte: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/coronavirus-guia-para-todos-verem/

Voltar para Notícias