Cresce adesão ao Pacto pela Inclusão REIS-OIT em 2021

Publicado em: 06/07/2021

No último semestre, 10 novas empresas assinaram o documento.

Por Fátima El Kadri

É crescente o número de empresas que reconhecem a importância de participar da inclusão das pessoas com deficiência no trabalho, e que procuram fazer essa inclusão de forma consistente e incorporada em sua cultura organizacional. Este movimento é percebido no aumento da procura, em 2021, para adesão ao Pacto pela Inclusão da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), endossado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho da ONU).

“Desde seu lançamento, em 2016, a adesão ao Pacto pela Inclusão REIS-OIT vem crescendo em um ritmo constante, e atualmente contamos com 28 empresas signatárias, sendo que destas, dez novas organizações fizeram a adesão no primeiro semestre de 2021 e temos outras 55 estão em processo de análise. A partir do momento que a empresa implementa as ações propostas neste compromisso, ela ganha em reputação, em gestão e em melhoria de clima. As pessoas com deficiência ganham também com melhores práticas de desenvolvimento de carreira, e o impacto na sociedade é positivo. Promovemos assim o ganha-ganha.” avalia Ivone Santana, secretária executiva da REIS.

Sobre o Pacto pela Inclusão REIS-OIT

O Pacto pela Inclusão REIS-OIT contém cinco compromissos macro, desenvolvidos com base na Convenção dos Direitos Humanos da ONU e chancelados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), sendo o único no Brasil voltado à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao fazer a adesão, a empresa se compromete a seguir uma série de diretrizes na gestão da inclusão, a fim de promover a empregabilidade efetiva das pessoas com deficiência, assim como o de também incorporar a interseccionalidade em seu ambiente de trabalho, criando oportunidades também para pessoas com deficiência mulheres, negras, LGBTQIA+, e de diferentes faixas etárias.

A partir da assinatura do Pacto pela Inclusão REIS-OIT, a empresa pode optar por participar como membro da Rede ou fazer parte do seu Grupo Diretor. A REIS conta também com grupos de trabalho e com o Conselho de CEOs, composto por presidentes das empresas signatárias do Pacto pela Inclusão REIS-OIT.

Para tornar-se membro da REIS e signatária do Pacto pela Inclusão REIS-OIT, é necessário o engajamento de toda a equipe, desde a alta liderança até os demais colaboradores. “Independente do modelo de adesão escolhido, será realizado um evento interno para assinatura, onde é obrigatória participação do Presidente/CEO da empresa e sua diretoria, assim como outros membros da liderança e da equipe. Pela Rede, participam os membros do Grupo de Trabalho do Pacto pela Inclusão”, explica Eliane Ranieri, líder do GT do Pacto e membro do grupo diretor da REIS. O compromisso deve ser renovado anualmente.

Na opinião de Eliane, a pandemia trouxe uma tomada de consciência sobre a valorização do ser humano, que é diverso, e demanda atenção em vários níveis para gerar produtividade em ambientes complexos, e sobre novos modelos de trabalho híbridos, que por um lado trouxe mais possibilidades de trabalho remoto, mas também exigiu das empresas mais conhecimento para fazer uma inclusão remota de forma justa atendendo as necessidades de cada colaborador.

As empresas signatárias, até junho de 2021, são:

Accenture, Arcelor Mittal, Atento, Carrefour, DOW, DSM, Duratex, EY, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Hapvida, IBM, JLL, Magazine Luiza, Microsoft, Natura, RD, Schneider, Serasa Experian, Siemens, Sodexo, Tozzini Freire, Trench Rossi Watanabe, United Health Group, Veracel, Vivo, Votorantim, Whirlpool, Yara.

Para saber mais: