Dia Mundial das Línguas de Sinais foi criado para conscientizar sobre a importância deste recurso para milhões de pessoas

Publicado em: 18/09/2023

DIA MUNDIAL DAS LÍNGUAS DE SINAIS

SITE CÂMARA PAULISTA PARA INCLUSÃO | POR SÉRGIO GOMES

Publicado em 23/09/2023

No dia 23 de setembro comemora-se o Dia Mundial das Línguas de Sinais. A língua de sinais não se limita apenas a soletrar as letras do alfabeto com as mãos, é um sistema de representação simbólica muito mais complexo, por isso mesmo não deve ser chamado de “linguagem de sinais”. Possui sua própria gramática e uma estrutura linguística que engloba aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos. Dentro dessa língua, há sinais criados para praticamente todas as palavras do vocabulário conhecido. A comunicação por meio da língua de sinais envolve não apenas o movimento das mãos, mas também a utilização de expressões faciais e corporais, quando necessário, para transmitir informações de forma completa e precisa.

No Brasil há, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 2,3 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva e de acordo com estudo realizado pela Federação Mundial dos Surdos (WFD), 80% das pessoas surdas no mundo têm dificuldades com línguas escritas e por isso se comunicam com línguas de sinais, no caso do Brasil, a Libras.

A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) como homenagem ao dia de criação da Federação Mundial dos Surdos, em 1951, e a data foi comemorada pela primeira vez em 2018.

No Brasil, a Língua de sinais é chamada Libras (Língua Brasileira de Sinais), e desenvolveu-se a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no século XIX, quando d. Pedro II convidou o francês Ernest Huet para ensinar surdos aqui. Ernest Huet era surdo desde os 12 anos de idade e era adepto do método de Charles Michel de L’Épée (Saiba mais sobre L’Épée aqui). A Libras foi criada, então, junto com o INES, a partir de uma mistura entre a Língua Francesa de Sinais e de sinais já utilizados pelos surdos brasileiros.

As tecnologias assistivas, são as ferramentas de acessibilidade que auxiliam as pessoas com deficiência no seu dia-a-dia. No caso das pessoas surdas é importante contar com intérpretes de Libras em diversos locais, como para auxiliar uma compra no varejo ou auxiliar em uma consulta médica, traduzindo com mais eficiência as informações do paciente para o médico. Outro exemplo da necessidade e da importância das tecnologias assistivas é o caso de produtos audiovisuais, pois não é suficiente apenas a inclusão de legendas nesses materiais, mas é importante também a utilização de um intérprete de Libras, pois é necessário levar em consideração a diversidade da comunidade surda. Além disso, muitos membros dessa parcela da população não são alfabetizados em língua portuguesa, devido a falta de acessibilidade nas escolas, e preferem usar Libras para sua comunicação.

Fontes: Rádio Senado

Site do TRE-PE

Biblioteca Virtual em Saúde

Mundo Educação

El País

Hand Talk

*Sergio Gomes é jornalista, escreve para o site e redes sociais da Câmara Paulista para Inclusão e para o site e redes sociais do Instituto Modo Parités desde janeiro de 2022. Tem esquizofrenia.