Ear Parade chama a atenção para a saúde auditiva

Publicado em: 14/06/2019


Depois das vacas, elefantes e revólveres, esculturas em forma de orelhas gingantes (de 2.40cm) invadiram São Paulo. O diferencial é que agora, a performance dos artistas acontece em tempo real, sob o olhar curioso do público.

Visando esclarecer sobre o preconceito relacionado a audição, com destaque ao uso de aparelhos auditivos convencionais por idosos, e a surdez precoce relacionada ao uso indiscriminado de fones de ouvido, além de arrecadar fundos para doação de implante coclear e fomentas pesquisas com células-tronco direcionadas à surdez, trata-se do primeiro evento mundial de arte urbana relacionada à saúde auditiva. Ao todo serão pintadas 66 esculturas.

“Doei o meu tempo e arte para uma causa especial”, contou a artista plástica Rita Caruzzo à reportagem da Câmara Paulista de Inclusão. Ela escolheu a temática do beija-flor para decorar a orelha, e usou a técnica de tinta acrílica fosca e caneta. “Na simbologia xamã, trata-se da ave que cura”, explicou. 

A Ear Parade foi idealizada pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, da Universidade de São Paulo, realizada pela Fundação Otorrinolaringologia e organizada pela Artery Produções. A curadora da exposição, Carolina Barreto, conta que a maneira que os artistas se expressam em relação á audição é “surpreendente”,  numa diversidade de temas e predominantemente coloridos. “Percebemos que os artistas plásticos retratam a audição como o colorido da vida, colocando essa visão em suas obras”.

As obras serão pintadas ao vivo até o dia 20 de junho e durante um mês integrarão uma mostra coletiva. O leilão acontecerá no dia 29 de julho, durante o Congresso da Fundação Otorrinolaringologia.

Serviço:

EAR PARADE SP 2019

Local: Átrio do Shopping Frei Caneca

Rua Freira Caneca, São Paulo.

Site oficial: www.earparade.com.br                     

Texto: Adriana do Amaral

Voltar para Notícias