O papel dos sindicatos na inclusão da pessoa com deficiência

Publicado em: 31/10/2016


A edição número 1 da Revista SIEMACO em Gestão, lançada em maio de 2016 pelo  Sindicato dos Trabalhadores em Empresas  de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (SIEMACO), aborda o tema da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e em outras esferas da sociedade.

Entre os destaques, na página 10 encontra-se a entrevista com o auditor da SRTE-SP do Ministério do Trabalho e Emprego, o médico José Carlos do Carmo, conhecido como Kal. Entre outros pontos levantados, ele nos lembra que os sindicatos devem estar atentos às barreiras existentes no ambiente de trabalho, sejam elas físicas, arquitetônicas ou de comunicação.

Ao compartilhar sua vasta experiência, o auditor também defende que o tema da inclusão deveria constar das Convenções Coletivas, e que os sindicatos precisam  tratar essas questões com mais carinho. Motivos não faltam: “Temos observado que a presença de profissionais com deficiência contribui para resgatar a solidariedade operária”, afirmou. Vale a pena continuar lendo. Acesse o link e confira:

https://issuu.com/agpc9/docs/siemaco_em_gestao_maio2016_final_we

Voltar para Notícias