Em seu 19º aniversário, Espaço da Cidadania fará debate contra projeto que derruba a Lei de Cotas

Publicado em: 04/02/2020


Encontro reunirá principais lideranças do movimento pela empregabilidade da pessoa com deficiência no Brasil e contará com a presença de representantes do movimento sindical uruguaio

Por Lucas Borba

No dia 10 de fevereiro, acontece das 9h às 11h, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Rua Erasmo Braga, 307, Osasco – SP) o encontro em comemoração ao 19º aniversário do Espaço da Cidadania, ação social criada com o objetivo de estimular a discussão acerca de políticas públicas voltadas para a igualdade de oportunidades. Na ocasião, será debatido o Projeto de Lei (PL) 6.159/2019, publicado pelo Poder Executivo no final do último ano.

Retirado do regime de urgência graças a manifestações populares, mas ainda em trâmite, o PL atinge diretamente a Lei de Cotas (Lei 8.213/91) ao tornar não obrigatória a contratação de profissionais com deficiência mediante a contribuição capital das empresas para um fundo governamental destinado a serviços de reabilitação. Entre as presenças confirmadas no debate, estão a do Deputado Federal Vicentinho, do cartunista Ricardo Ferraz e de representantes do PIT-CNT, movimento sindical uruguaio que também luta pelo cumprimento da Lei de Cotas no país.

Estarão presentes, ainda, membros do grupo ColetivAção, que divulgou uma carta aberta em repúdio ao PL 6.159. O encontro é aberto a sindicatos, empresas, órgãos públicos, entidades especializadas, educadores e demais interessados.

Para Carlos Aparício Clemente, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania, a gravidade do tema a ser debatido não exclui o caráter celebratório do encontro. “A presença não só de convidados internacionais, mas de diferentes regiões do Brasil, como do cartunista capixaba Ricardo Ferraz, garante um grande intercâmbio de informações. Vamos lutar juntos”, afirma Clemente.

Para se inscrever, basta escrever para o e-mail [email protected] informando nome completo, entidade ou empresa que representa (se houver), atividade profissional (se houver), cidade e e-mail.

Serviço

Encontro de celebração ao 19º aniversário do Espaço da Cidadania – Debate sobre o PL 6.159/19

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região (Rua Erasmo Braga, 307, Osasco – SP)

Horário: Das 9h às 11h

Voltar para Notícias