Filme brasileiro premiado em Los Angeles vira projeto e websérie Geração 21

Publicado em: 04/06/2017


O projeto “Cromossomo 21” foi idealizado pelo cineasta e jornalista Alex Duarte, que criou um  longa metragem para contar a história do romance entre Vitória (Adriele Pelentir, que tem síndrome de Down) e Afonso (o ator Luís Fernando Irgang). Apaixonado, o casal luta contra o preconceito. O filme foi premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival e teve pré-estreia no Festival de Cinema de Gramado. Virou livro e se tornou uma websérie inédita sobre o protagonismo de jovens com síndrome de Down: Geração 21. São 12 histórias de jovens de várias partes do Brasil que estão em busca da independência através de suas profissões e escolhas. O trabalho mostra como os jovens estão conseguindo alcançar a autonomia e de que forma estão fazendo isso.

Os 12 protagonistas mudam e transformam o ambiente de trabalho, familiar ou escolar, através do convívio social. “Eles são capazes de causar na vida daqueles que se permitirem”, disse Alex Duarte, diretor da série e do projeto e que teve sua vida transformada após conhecer a jovem com Down Adriele, estrela do longa.

A websérie, cujos 12 episódios  apresentamos a seguir, conta as histórias dos jovens Thati Piancastelli (atriz premiada em Nova York), Fernando Barbosa (empreendedor e auxiliar administrativo), Vinicius Estreda (escritor), Pamela Andrade (modelo plus size), Jéssica Mendes (fotógrafa), Bruno Ribeiro (primeiro turismólogo com Down em exercício), Caio Rocha (dançarino de frevo), Fernanda Honorato (primeira repórter Down do Brasil), Matheus Rocha (atleta campeão), Liane Collares (escritora), Maíra Klauck (jovem aprendiz) e Fernanda Schaker (designer). As histórias são contadas de forma positiva e inspiradora, revelando como eles chegaram ao caminho da autonomia.

Alex Duarte: Com apenas 29 anos é publicitário, escritor, coach e autor do projeto e filme “Cromossomo 21”. Foi o primeiro jovem no Haiti a documentar a Missão de Paz da ONU, o que lhe rendeu um prêmio no Festival de Cinema de Gramado e destaque em diversos festivais do Brasil. Alex estagiou na Fundação Roberto Marinho e recentemente tem percorrido o país para inspirar as pessoas com o projeto Cromossomo 21. Em 2016 foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down e condecorado com o título de cidadão brasileiro pela Academia de Letras de São Paulo.

A seguir, o link de cada uma das 12 histórias da websérie:

Episódio 1 – Tathi Piancastelli, atriz premiada em Nova York e hoje radicada em Miami. Foi a primeira jovem com síndrome de Down a escrever uma peça de teatro profissional para adultos e atua ao lado de 10 artistas na capital do mundo. Ela avisa logo na primeira cena: “Eu tenho um sonho, um sonho alto ainda”.

Episódio 2 -Vinicius Streda é o protagonista do segundo episódio da série Geração 21. Natural de Santo Cristo, interior do RS, o jovem é autor do livro “Nunca deixe de sonhar” e se tornou conhecido após viajar pelo Brasil contando sua experiência como escritor. Vinicius foi acreditado pela prima Carina Streda, que ajudou no processo de construção da obra com apoio dos pais. Vinicius avisa: “As pessoas achavam que eu não iria conseguir, e eu mesmo provei as minhas capacidades”.

Episódio 3 – O terceiro episódio da série Geração 21, revela a incrível história da Designer Gráfico, Fernanda Schacker. A jovem é autora de um projeto que beneficia pessoas com deficiência na hora de ler. Atualmente ela atua na profissão. Acompanhe a história de Fernanda.

Episódio 4 – O quarto episódio da série Geração 21 mostra a bacharel em fotografia Jessica Mendes, que foi responsável por organizar o banco de imagens do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência em Brasília-CONADE, no qual atua como colaboradora. Ela avisa: “eu tenho uma qualidade que poucas pessoas sabem usar, o auto- controle”.

Episódio 5  – Fernando Barbosa trabalha em hospital. Sempre estudou em colégios regulares. Atua no setor de exames, faz o controle de atendimento ao cliente e se desloca sozinho pela cidade, fazendo eventualmente serviços de bancos.

Episódio 6  –  História da modelo Plus Size Pâmela Caroline De Andrade que venceu os esteriótipos do mundo da moda e quebrou padrões da passarela,  desfilando por Floripa e pelo Brasil.

Episódio 7  – O jovem Caio Rocha apresenta sua irreverência na dança do frevo e nos palcos do teatro, a empatia nos corredores do Palácio das Princesas e acima de tudo sua paixão pela vida. Acompanhe a história do pernambucano que transformou o clima tensor do Palácio das Princesas em Recife.

Episódio 8  – A estrela Maíra Klauck, 21 anos, nos mostra várias coisas possíveis com este vídeo: que a família é o esteio fundamental para a formação de um indivíduo; que ser feliz independe de deficiência, e
que ser livre, longe de rótulos e definições depende de nós mesmos.

Episódio 9 – Matheus Rocha venceu os desafios e colecionou pelo caminho 67 medalhas, sendo o único jovem com síndrome de down a se tornar Campeão Mundial de Taekwondo.

Episódio 10 – O Turismólogo Bruno Ribeiro, de Recife,  que trabalha na secretaria de  Turismo, Esporte e Lazer do Estado, demonstra maturidade e sucesso.”Os pais precisam desenvolver mais seus filhos e pararem de se prenderem a conceitos”, defende Bruno.

Episódio 11 –  Liane Colares tem 53 anos e revela que é possível chegar à maturidade com saúde, sonhos realizados e autonomia. Você vai descobrir como Liane e seus pais conseguiram vencer as barreiras da época.

Episódio 12 -A despedida fica por conta da repórter Fernanda Honorato, que hoje ocupa um espaço importante no jornalismo da TV Brasil, além de ser destaque na Escola de Samba da Portela. O recado da carioca que coleciona prêmios é direto: “a superproteção não é a nossa praia. Aliás, eu sou a cara da independência”. Aperta o play e compartilhe. Estamos felizes por chegarmos ao fim da primeira temporada com grandes histórias de inspiração.

 

Por Stela Masson, 2/06/2017

Voltar para Notícias