Futuro do trabalho para pessoas com deficiência: entrevista com Romeu Sassaki e Aline Morais

Foto de Romeu Sassaki e Aline Morais. Romeu é um homem branco, de cabelos brancos e calvo. Tem olhos escuros e usa óculos de armação fina. Já Aline é uma mulher morena de cabelos pretos, longos e lisos. Tem olhos pretos. Ela está sorrindo e com a cabeça levemente inclinada para a direita.

Responsáveis pela versão em português do e-book lançado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) falam sobre as principais contribuições da obra no Brasil.

Nesta semana, o acervo de materiais sobre inclusão acaba de ganhar um novo reforço com o lançamento do livro “Tornando inclusivo o futuro do trabalho das pessoas com deficiência”, pela consultoria Santa Causa Boas Ideias & Projetos, com tradução do professor Romeu Sassaki e a colaboração de Aline Morais e Rafael Públio.

Desenvolvido dentro da estrutura do Disability Hub Europe, a publicação é resultado de um esforço conjunto da Fundação ONCE com a Rede Global de Empresas e Deficiência da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Para compartilhar um pouco sobre o que o livro traz de interessante e como ele pode contribuir para tornarmos inclusivo o futuro do trabalho, entrevistamos a Aline Morais, diretora da Santa Causa, e o professor Romeu Sassaki. E neste artigo, trazemos um pouco desse bate-papo sobre o lançamento.

Câmara Paulista de Inclusão – Para começar, o que motivou vocês a lançarem este novo livro no Brasil?

Romeu Sassaki – Durante a minha trajetória, nestes mais de 60 anos como profissional, voluntário e estudioso no tema da inclusão, sempre procurei compartilhar conteúdos que considero significativos e que possam ser úteis para as pessoas. O Futuro do Trabalho é uma questão-chave da atualidade e os desafios para torná-lo inclusivo para as pessoas com deficiência precisam ser enfrentados com urgência. Como bem destacaram a OIT e a Fundação ONCE, “o futuro do trabalho ainda está por ser moldado e todos nós podemos influenciá-lo”. Isso foi o que nos motivou a lançar essa edição no Brasil.

Câmara Paulista de Inclusão – Como vocês acreditam que essa publicação pode contribuir para a inclusão?

Aline Morais –  A primeira contribuição é a conscientização da urgência de agirmos para tornar inclusivo o futuro do trabalho. Mas o livro vai além disso, e podemos destacar ao menos 3 bons motivos para tê-lo na biblioteca: (1) ele traz dados e pesquisas atuais sobre a inclusão e seus benefícios no trabalho; (2) está cheio de cases e exemplos práticos; (3) Traz um roteiro de ações para cada um dos grupos chamados de agentes apoiadores.

Câmara Paulista de Inclusão – Quem vocês acham que devem ter esse livro em sua biblioteca?

Romeu Sassaki – O livro foi elaborado pensando tanto em empresas, como também no governo, nas organizações sociais, nos sindicatos e nas universidades. Todas as pessoas desses setores são agentes apoiadores e têm papel fundamental na construção do futuro do trabalho inclusivo.

Câmara Paulista de Inclusão – Em um cenário de megatendências, o que é fundamental para inclusão da pessoa com deficiência no futuro do trabalho?

Aline Morais – Priorizar o tema, colocá-lo na pauta, encarar os desafios e aproveitar as oportunidades dentro deste cenário de megatendências já é um bom começo. Isso deve fazer parte da rotina de atividades de todos os segmentos. Para isso é preciso conhecimento e atitude. Também é fundamental: (1) compreender e garantir a acessibilidade em todas as suas dimensões; (2) disponibilizar tecnologias assistivas em custo acessível; (3) sempre que necessário, promover adaptações razoáveis. E, claro, ouvir e envolver as pessoas com deficiência, não apenas nos temas relacionados à inclusão, mas em todos os temas. Todos esses pontos são abordados no livro.

Câmara Paulista de Inclusão – O livro faz um alinhamento com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Por que isso é importante para o Futuro do Trabalho?

Romeu Sassaki – A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um documento essencial para as pessoas e o planeta no século 21. Ela indica que todas as pessoas são agentes de mudança e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são vetores para canalizar iniciativas em prol da criação de um mundo melhor. As pessoas com deficiência são consideradas um dos grupos que merecem atenção na Agenda e os ODS fazem referência explícita incluindo-as no contexto do trabalho decente e do crescimento econômico.

Câmara Paulista de Inclusão – Em 2019, vocês também lançaram um livro da OIT sobre adaptações razoáveis no ambiente do trabalho. Conseguem avaliar o impacto do livro nestes quase dois anos?

Aline Morais – Sim, em 2019, também em parceria com o Romeu, lançamos o livro “Promovendo a diversidade e a inclusão mediante adaptações no local de trabalho”, um guia da OIT sobre adaptações razoáveis com orientações e exemplos do mundo todo. Como trata de um tema ainda pouco explorado aqui no Brasil, o impacto foi e continua bastante positivo. Além dos mais de 2 mil downloads, vimos o livro circular por importantes organizações e redes empresariais, que abordam os diversos pilares da diversidade. De lá para cá, muitas empresas têm procurado levar o tema para dentro de casa e, com isso, conseguido engajar as lideranças que, ao serem envolvidas, têm contribuído demais com ideias e soluções efetivas para inclusão.

Câmara Paulista de Inclusão – Para finalizar, qual conselho vocês deixariam para as pessoas que querem ampliar o engajamento com a diversidade e a inclusão.

Romeu – Busque conhecimento sempre: leia, estude e pesquise. Procure também conquistar mais pessoas como aliadas da inclusão. Busque parceiros que ajudem a causar o efeito inclusivo. Se você é de alguma empresa ou organização, invista em indicadores para avaliar a gestão inclusiva. A autocrítica é fundamental para a ação. E, por último, mas não menos importante, leia e compartilhe este novo livro com a sua rede, para ajudar a moldar um futuro do trabalho para todas as pessoas.

Câmara Paulista de Inclusão – Como as pessoas podem ter acesso ao livro? Onde está disponível?

Aline Morais – O livro “Tornando inclusivo o futuro do trabalho das pessoas com deficiência” está disponível para download gratuito no site www.blogstacausa.com.br/ebooks

Voltar para Notícias