Lançamento do livro 30 Vozes: versão digital já está disponível para download gratuito

Imagem do livro 30 vozes, que tem uma capa amarela com listras horizontais coloridas. Em um quadrado preto, está escrito 30 vozes, em amarelo e caixa alta. No canto direito, há uma lista com os nomes das pessoas que participam do livro, e abaixo, o logo da Câmara Paulista de Inclusão.

Publicado em: 02/08/2021


O lançamento do Livro 30 vozes ocorreu no dia 23/07, dentro dos eventos de comemoração dos 30 anos da Lei de Cotas. 

Por Fátima El Kadri

Conforme antecipamos aqui, no dia 23/07, foi lançado o livro 30 vozes, que reúne as 30 entrevistas online realizadas com pessoas com deficiência entre junho e julho de 2020, nas ações de comemoração dos 29 anos da Lei. 

O painel de lançamento do livro 30 vozes reuniu toda a equipe envolvida no projeto para falar sobre a produção da obra, com a participação dos autores, Tuca munhoz e José Carlos do Carmo, dos designers Fábio Silveira e Suzana Coroneos, que planejaram toda a identidade visual e os recursos de acessibilidade do livro, além de Sofia Vilela, Procuradora Regional do Trabalho, que escreveu o prefácio do livro. A mediação foi feita por Ivone Santana, responsável pela coordenação do projeto. 

Para José Carlos do Carmo, é muito importante registrar e reconhecer a história das pessoas com deficiência para combater a resistência à Lei de Cotas. “Temos visto iniciativas diversas que visam, se não propor explicitamente o fim da lei de cotas, alterá-la, fazendo com que ela perca sua eficiência e a sua capacidade de contribuir para o resgate de um direito fundamental, que é o trabalho, e que, historicamente, tem sido negado às pessoas com deficiência”.

Responsável pela realização das 30 entrevistas publicadas, Tuca Munhoz destacou que a experiência foi especialmente rica, porque ele conseguiu captar de cada pessoa entrevistada a sua experiência de estar no mundo com uma deficiência. 

“O fato de cada pessoa ter trazido a sua vivência como pessoa com deficiência de uma maneira muito positiva e enriquecedora me trouxe muita emoção, porque cada fala era também um pouco da minha experiência de vida. Estar no mundo com uma deficiência é uma experiência de vida que deve ser reconhecida como parte da diversidade e da riqueza que o ser humano tem. Por toda essa exposição de vidas que o livro traz, ele é um marco nesta luta pela ocupação de espaços sociais simbólicos e políticos das pessoas com deficiência no Brasil”, declarou ele. 

O livro 30 vozes já está disponível para download gratuito. Para conferir, basta fazer o download do e-book neste link.

Voltar para Notícias