Lançamento do livro 30 Vozes: versão digital já está disponível para download gratuito

Publicado em: 02/08/2021


O lançamento do Livro 30 vozes ocorreu no dia 23/07, dentro dos eventos de comemoração dos 30 anos da Lei de Cotas. 

Por Fátima El Kadri

Conforme antecipamos aqui, no dia 23/07, foi lançado o livro 30 vozes, que reúne as 30 entrevistas online realizadas com pessoas com deficiência entre junho e julho de 2020, nas ações de comemoração dos 29 anos da Lei. 

O painel de lançamento do livro 30 vozes reuniu toda a equipe envolvida no projeto para falar sobre a produção da obra, com a participação dos autores, Tuca munhoz e José Carlos do Carmo, dos designers Fábio Silveira e Suzana Coroneos, que planejaram toda a identidade visual e os recursos de acessibilidade do livro, além de Sofia Vilela, Procuradora Regional do Trabalho, que escreveu o prefácio do livro. A mediação foi feita por Ivone Santana, responsável pela coordenação do projeto. 

Para José Carlos do Carmo, é muito importante registrar e reconhecer a história das pessoas com deficiência para combater a resistência à Lei de Cotas. “Temos visto iniciativas diversas que visam, se não propor explicitamente o fim da lei de cotas, alterá-la, fazendo com que ela perca sua eficiência e a sua capacidade de contribuir para o resgate de um direito fundamental, que é o trabalho, e que, historicamente, tem sido negado às pessoas com deficiência”.

Responsável pela realização das 30 entrevistas publicadas, Tuca Munhoz destacou que a experiência foi especialmente rica, porque ele conseguiu captar de cada pessoa entrevistada a sua experiência de estar no mundo com uma deficiência. 

“O fato de cada pessoa ter trazido a sua vivência como pessoa com deficiência de uma maneira muito positiva e enriquecedora me trouxe muita emoção, porque cada fala era também um pouco da minha experiência de vida. Estar no mundo com uma deficiência é uma experiência de vida que deve ser reconhecida como parte da diversidade e da riqueza que o ser humano tem. Por toda essa exposição de vidas que o livro traz, ele é um marco nesta luta pela ocupação de espaços sociais simbólicos e políticos das pessoas com deficiência no Brasil”, declarou ele. 

O livro 30 vozes já está disponível para download gratuito. Para conferir, basta fazer o download do e-book neste link.

Voltar para Notícias