Paraisópolis recebe unidade avançada do Polo de Empregabilidade Inclusiva

imagem da fachada da Praça da Cidadania, que mostra um portão grande de grades de cor cinza, em um corredor longo com grades em volta.Na parte superior do portão, há uma placa branca onde está escrito “Praça da Cidadania” em letras maiúsculas pretas. Atrás do portão, é possível ver alguns prédios com fachada escura.

Publicado em: 29/07/2021

Projeto visa facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Por Fátima El Kadri

A comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, acaba de ganhar uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). Nele, as pessoas com deficiência que moram na região e que estão à procura de uma oportunidade de emprego poderão ter acesso a vagas, orientações para entrevistas e também cursos de qualificação técnica e empreendedora.

A ação faz parte do programa Meu Emprego Inclusivo, realizado pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, com o apoio do Fundo Social de São Paulo.

A unidade avançada do PEI faz a busca ativa de pessoas com deficiência e realiza entrevistas para verificar habilidades, competências e interesses, o que aumenta as chances de encontrar uma vaga adequada ao perfil profissional do candidato ou candidata. Além disso, as pessoas atendidas recebem orientações para emissão de laudo médico e apoio após conseguir uma colocação.

De acordo com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo do Polo de Empregabilidade Inclusiva não é apenas disponibilizar vagas às pessoas com deficiência, mas também promover o seu desenvolvimento profissional, possibilitando a inclusão e a permanência delas no mercado de trabalho.

O  PEI – Polo de Empregabilidade Inclusiva — já está funcionando em Paraisópolis e abre semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 13h, na Praça da Cidadania.