LibrasGOV facilita comunicação oficial com as Pessoas com Deficiência Auditiva

Em fundo branco com detalhes em azul, logomarca do LibrasGov é formada por duas mãos, uma grande na cor branca e uma menor, azul, dentro de uma esfera que remete à bandeira do Brasil

Visando aproximar-se das pessoas surdas ao garantir a padronização da informação, o Governo Federal criou o LibrasGov, com a intenção de unificar termos específicos dos três poderes para a Língua Brasileira de Sinais.

Lançado no Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, a novidade, de acordo com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, que é surda, pretende garantir maior visibilidade às Pessoas com Deficiência Auditiva. “Reconhecer os surdos significa reconhecer a sua língua também, sua cultura e sua identidade”, disse ela, enfatizando que a pessoa surda precisa ser incluída e valorizada.

Para facilitar a compreensão e comunicação com a população surda, os termos oficiais comuns aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram unificados e traduzidos para Libras. Vídeos com as falas do presidente da República, da primeira-dama e ministros do Estado já estão disponíveis no Youtube.

Texto: Adriana do Amaral

Voltar para Notícias