Morre Romeu Sassaki, que dedicou mais de 60 anos à promoção da inclusão e acessibilidade

Publicado em: 19/09/2022


Rosto de Romeu Sassaki. Ele usa terno cinza sobre camisa branca.
Assista sua defesa da educação inclusiva na audiência pública no Supremo Tribunal Federal contra o Decreto da Exclusão 10.502: https://youtu.be/q0YAED2Oyr8

Morreu neste domingo, aos 84 anos, o professor Romeu Kazumi Sassaki, maior referência do Brasil em conteúdo sobre o universo da pessoa com deficiência. De acordo com as primeiras informações, ele faleceu em casa, em São Paulo. A Câmara Paulista para Inclusão manifesta condolências à família e presta reverências e homenagens a este grande ser humano, cuja obra continuará formando e inspirando mais pessoas na promoção de uma sociedade mais inclusiva.

Autor de cinco livros e coautor de outros doze, além de ter traduzido incontáveis obras da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU, das Universidades de Harvard e de Minnesota, o professor Romeu Kazumi Sassaki já publicou mais de 150 artigos, ministrou 242 palestras e 37 cursos sobre inteligências múltiplas e as dimensões da acessibilidade. Traduziu a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência para o português. “Só de fevereiro a outubro de 2021, participei de 56 eventos online (entre palestras, entrevistas, cursos, reuniões e consultorias técnicas)”, contou ao site do Instituto Paradigma no ano passado.

Romeu Sassaki é considerado uma das pessoas mais relevantes na história da construção de uma sociedade mais inclusiva no Brasil. Em 1979, auxiliou na criação do Movimento das Pessoas com Deficiência e participou da criação da Coalizão Pró-Federação de Entidades de Pessoas Deficientes. Ajudou a elaborar o artigo referente aos direitos das pessoas com deficiência na Constituição Federal de 1988 e escreveu o livro Inclusão: construindo uma sociedade para todos, um dos primeiros livros sobre o tema, trazendo reflexões para a melhoria dos processos de inclusão. 

Além disso, é idealizador do projeto Sociedade Inclusiva: um mundo para todos, site que reúne artigos acadêmicos, vídeos, entrevistas e outros materiais produzidos ao longo desses 60 anos de atuação, tudo com acesso livre e gratuito. (https://www.camarainclusao.com.br/noticias/projeto-sociedade-inclusiva-vai-disponibilizar-gratuitamente-informacoes-sobre-inclusao-e-acessibilidade/)

No início dos anos 90, foi o responsável por trazer a metodologia do Emprego Apoiado para o Brasil, que tem como objetivo analisar o perfil, buscar oportunidades de emprego e fazer a inclusão de pessoas com deficiências mais severas em seu próprio posto de trabalho, invertendo a lógica existente no mercado (incluir para depois treinar), e aumentando, assim, as chances de empregar essas pessoas. 

Em 2014, foi um dos fundadores da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado, a qual presidiu até 2016. A associação promove a formação de consultores de Emprego Apoiado em todo o Brasil.

Romeu Sassaki é um dos autores do livro Pela Inclusão, da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, que será lançado esta semana em Brasília.

Nos últimos meses lutava pela revogação 10.502/2020 que dificulta o acesso à Educação, que gerou a campanha #RevogaDecreto10502. Sassaki fez uma análise minuciosa de todos os artigos e incisos do Decreto 10.502/2020, da Política Nacional de Educação Especial

“Quando o Supremo Tribunal Federal suspendeu a validade e abriu uma Audiência Pública, fui um dos expositores habilitados pelo STF para defender a minha posição pela revogação imediata do tal Decreto do Ministério da Educação. Se baixarmos a guarda, esse Decreto ainda poderá ser liberado, mesmo constituindo um retrocesso monumental”, alertou, em entrevista ao site do Instituto Paradigma no ano passado.

Veja sua defesa da educação inclusiva na audiência pública no Supremo Tribunal Federal contra o Decreto da Exclusão 10.502: https://youtu.be/q0YAED2Oyr8

Em 06 de dezembro de 2021, recebeu o título de Doutor Honoris Causa do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formado em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (Fapss), onde atuou como docente,  participou de diversos cursos nos Estados Unidos e Inglaterra sobre Reabilitação Profissional, por meio de bolsa de estudos concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Voltar para Notícias