MPT lança “PCD Legal Benefícios”

Descrição da imagem: Logotipo em preto e branco. No fundo preto, escrito PCD. No fundo branco está escrito "legal"
Coletânea com publicações e atualizações sobre benefícios legais destinados às pessoas com deficiência tem download gratuito e os conteúdos podem ser livremente difundidos e usados

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nova coletânea com publicações e atualizações sobre benefícios legais destinados às pessoas com deficiência, no dia 6 de dezembro de 2017, no auditório do Memorial da Inclusão, em São Paulo. O lançamento ocorreu durante o Seminário “Diversidade e Inclusão no Trabalho”, promovido em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O “PCD Legal Benefícios” traz leis nos formatos de áudio, vídeos em Libras, texto em formato especial para leitores de tela, PDF acessível e flipping book sobre: o passe livre para pessoas com deficiência em transportes coletivos interestaduais; o direito do acompanhamento de cão-guia em ambientes de uso coletivo, a lei orgânica da assistência social; dentre outros.

Segunda a procuradora do MPT em São Paulo e coordenadora Nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis, “O PCD Legal Benefícios é um trabalho que a Coordigualdade orgulhosamente apresenta à sociedade. Todas as pessoas devem conhecer a lei. Mas, a lei deve estar acessível a todos e é isso que o projeto PCD Legal faz, mantendo acervo de legislação em formato acessível”.

PCD Legal –  O projeto on-line “PCD Legal” publica informações importantes para o desenvolvimento da cidadania, o empoderamento e a inclusão da pessoa com deficiência ou reabilitada na sociedade, relacionando-se com as atividades desenvolvidas pelo MPT, em especial aos trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade). A coordenadoria visa combater a discriminação, incluir pessoas com deficiência e/ou reabilitados no trabalho e proteger a intimidade dos trabalhadores.

Além da nova coletânea “PCD Legal Benefícios”, a biblioteca virtual conta com diversas publicações, como: Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e outros; Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394, de 20/12/1996); legislação sobre prioridade de atendimento (Lei Nº 10.048, DE 8/11/2000); Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7/08/2006); e muito mais.

Em pouco mais de 4 anos, o website contabiliza mais de 1,5 milhão de páginas visualizadas por mais de 300 mil usuários únicos, tendo chegado a mais de 150 países diferentes e mais de 3 mil cidades. No Youtube, outros 150 mil usuários assistiram a mais de 350 mil minutos de exibição dos vídeos do projeto.

O projeto ainda obteve “Menção Honrosa” do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em 2013, quando contava apenas com uma publicação, e foi segundo colocado na categoria governamentais da 2ª edição do Prêmio Todos@Web, o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, promovido pelo W3C Brasil e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Não há restrição de copyright do “PCD Legal”. O download é gratuito e os conteúdos podem ser livremente difundidos e usados. O material está disponível para leitura e download na biblioteca virtual acessível “PCD Legal” http://www.pcdlegal.com.br/

Voltar para Notícias