Nurap oferece capacitação em Libras para jovens aprendizes

Publicado em: 26/02/2017

O Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap) tem histórico de pioneirismo em diversas ações de inclusão, como o projeto de aulas de Libras para jovens aprendizes. Em 2016 o Departamento de Relacionamento e Inclusão (DRI) do Nurap criou a capacitação no molde de oficina, onde  jovens interessados podiam optar por essa qualificação, dentre outras disponíveis na grade extracurricular do curso de capacitação profissional.

A partir daí, os jovens aprendizes que faziam a oficina puderam interagir com os alunos deficientes auditivos que participavam da capacitação no departamento de Inclusão, e passaram a protagonizar um clima  interativo e ainda mais harmonioso na instituição.

Com o decorrer do tempo,  a busca por esta capacitação foi além do esperado – tanto por parte dos jovens, quanto pelas empresas parceiras. Foi quando a superintendente do Nurap, Marisa Vidovix e a gerente de Relacionamento e Inclusão, Rosemeire Andrade, decidiram incluir o curso de Libras na grade curricular do programa de aprendizagem do Nurap.

Agora o Nurap oferece ao jovem aprendiz uma capacitação que é um diferencial em sua vida profissional, pois agrega uma importante qualificação ao seu currículo, como destaca a gerente Rosemeire: “Como muitas empresas precisam contratar pessoa com deficiência,  o aprendiz poderá recepcionar o novo colaborador surdo e ser seu intérprete, fazendo a diferença no quadro de colaboradores”.

Esses programas e essas parcerias inovadores do Nurap resultam do dinamismo na busca da instituição em se tornar referência nos serviços de promoção humana e inclusão socioeconômica.

Parceria com Câmara Paulista de Inclusão

Neste ano de 2017, o Nurap mais uma vez inova e demonstra o engajamento na causa da inclusão, disponibilizando um intérprete de Língua Brasileira de Sinais –  LIBRAS, para atuar em todas as reuniões plenárias da Câmara em 2017. Além disso, um jovem surdo atendido pelo Nurap criou o sinal em LIBRAS da Câmara Paulista para Inclusão,  que será filmado e divulgado nos canais de comunicação da Câmara.

Por Stela Masson, 24/02/2017