OIT chancela Rede Empresarial de Inclusão Social para Pacto pela Inclusão no Brasil

Publicado em: 23/10/2016


A OIT (Organização Internacional do Trabalho), que não mantém um órgão oficial no Brasil, delegou à Rede Empresarial de Inclusão a autoridade para liderar o trabalho de adesão ao Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência no País, a ser assinado por alta liderança de empresas. Em nível mundial, o pacto foi lançado neste ano de 2016, e foi assinado por 75 grandes companhias, entre elas o grupo Casino, dono do Grupo Pão de Açucar no Brasil e uma das empresas integrantes do grupo diretor da Rede.

“Cada vez mais as empresas estão vendo a inclusão das pessoas com deficiência como um diferencial de negócio, e não mais como obrigação, e o Brasil tem chance de sair na frente na valorização da diversidade. Somos diversos e, quando o cliente percebe que é atendido por pessoas semelhantes a eles, tendem a ser fieis àquela empresa. Para a Rede Empresarial de Inclusão Social, que já atua fortemente no Brasil há quatro anos, disseminando as melhores práticas de inclusão, este é um momento de mudança do patamar no seu desenvolvimento”, afirmou por videoconferência Esteban Tromel, especialista sênior em deficiência da OIT.

A adesão ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência foi o momento central do 24º encontro da Rede Empresarial de Inclusão Social, realizado no dia 20 de outubro de 2016, em São Paulo.

As empresas Accenture, Dow, EY, GPA (Grupo Pão de Açucar), IBM, JLL (Jones Lang LaSalle), Natura, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados firmaram o compromisso durante o encontro. Todas as corporações participantes da Rede são convidadas a aderir ao pacto, sendo que a adesão será aberta também para outras companhias interessadas.

Entre os direcionados do Pacto estão o estabelecimento de metas e diretrizes para promover uma cultura interna e um ambiente inclusivo e acessível nas empresas, criar um diagnóstico e monitorar o progresso das organizações para a inclusão, além de avaliar constantemente o interesse das empresas envolvidas em cumprir os compromissos assumidos fazem parte do documento. Para isso basta acessar o site da Rede (veja no final desta notícia).

Abaixo, a íntegra do documento:

Carta de Adesão ao Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência

Considerando os princípios, leis e normas de respeito aos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Lei Brasileira de Inclusão e a Carta de Compromisso da Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT (Charter Principles – ILO Global Business and Disability Network),

Reconhecendo que a deficiência é um conceito em evolução e que é resultado da interação com diversas barreiras, obstruindo a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas,

Considerando que a discriminação baseada na deficiência, configura violação da dignidade e do valor inerente ao ser humano,

Reconhecendo a importância da acessibilidade em todas as suas dimensões, para possibilitar as pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos, inclusive da liberdade para fazer suas próprias escolhas,

Considerando que é responsabilidade de todas as pessoas e organizações promover o direito à igualdade, à liberdade, ao acesso a oportunidades, bem como trazer questões relativas à deficiência para a criação de estratégias relevantes de desenvolvimento sustentável ao negócio,

Ressaltando que é responsabilidade também das empresas, uma vez que estas possuem importante papel na promoção do respeito à todas as pessoas,

A Rede Empresarial de Inclusão Social estabelece o Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência e define seus compromissos pela Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, sendo eles:

  1. Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência.
  2. Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização.
  3. Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência.
  4. Comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência.
  5. Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.

Portanto, ao aderirmos ao Pacto pela Inclusão de Pessoa com Deficiência, expressamos:

  1. a) Nosso interesse em cumprir com os compromissos, mesmo que ainda não estejamos atendendo com toda a agenda proposta;
  2. b) Nossa responsabilidade em diagnosticar e monitorar o progresso da empresa no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência;
  3. c) Nosso engajamento e posicionamento formal e público, evidenciando o compromisso com os direitos das pessoas com deficiência.

Desta forma, eu __________________________, representando a empresa ___________________________, assino o Pacto pela Inclusão de Pessoa com Deficiência, expressando nosso compromisso em implementar estes princípios e ações propostas.

Local, ___ de __________________ de ______.

_____________________________________________

[Nome Completo]

[Cargo *CEO/Diretor]

 

ANEXO 1

Descrição dos 5 Compromissos da Empresa pela Inclusão das Pessoas com Deficiência

  1. Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência. A alta liderança deve:
  • Envolver-se nas ações de inclusão das pessoas com deficiência.
  • Disseminar, respeitar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência em documentos, processos e políticas.
  • Conter e repudiar situações de discriminação.
  • Promover uma cultura de inclusão e de valorização da diversidade.
  • Considerar os termos do Pacto ao estabelecer parcerias com outras empresas e organizações.
  • Fomentar o engajamento de toda cadeia de valor na temática da inclusão da pessoa com deficiência.
  1. Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização:
  • Criar política e ações de combate à discriminação.
  • Equiparar oportunidades e salários.
  • Garantir um processo seletivo focado no potencial e não na limitação.
  • Implementar plano de desenvolvimento e carreira.
  • Estimular para que a liderança tenha metas de contratação de pessoas com deficiência.
  • Possibilitar autonomia e empoderamento.
  • Fomentar a contratação de pessoas com deficiência severa e reabilitados.
  1. Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência:
  • Garantir acessibilidade em todas as suas dimensões: atitudinal, metodológica, instrumental, comunicacional, arquitetônica, programática e natural (se aplicável).
  • Priorizar o uso do conceito de desenho universal para instalações, serviços e produtos.
  • Considerar o conceito de adaptação razoável e tecnologias assistivas para assegurar o tratamento justo e igualitário.
  • Disseminar o conhecimento sobre acessibilidade para toda a organização.
  1. Comunicar e educar para o respeito dos diretos e deveres das pessoas com deficiência:
  • Desenvolver e acompanhar comunicações (internas e externas) promovendo a inclusão e evitando a discriminação.
  • Definir uma agenda positiva para a promoção da inclusão.
  • Garantir que o valor à diversidade esteja em todos os programas de desenvolvimento de pessoas na empresa.
  • Disseminar o valor à diversidade para todos os públicos de interesse da organização.
  1. Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes:
  • Tornar a questão da deficiência como valor da empresa e direcionar as tomadas de decisão com base no respeito aos direitos da pessoa com deficiência.
  • Desenvolver canais de atendimento acessíveis para pessoas com deficiência.
  • Repudiar atos de discriminação, preconceitos e estereótipos.
  • Criar canais de diálogo e garantir a participação das pessoas com deficiência para decisões que as envolvem.
  • Incentivar, criar e/ou elaborar produtos, serviços, equipamentos e instalações que garantam a inclusão das pessoas com deficiência.

 

Fonte: http://www.redeempresarialdeinclusao.com.br/index.php/noticias

Voltar para Notícias