OIT e MPT lançam versão em português de guia sobre direitos das pessoas com deficiência para empresas

Publicado em: 26/01/2018


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do estado de São Paulo,  lançaram uma versão em português do Guia para empresas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Voltada para gestores do setor privado, a publicação busca mostrar como as empresas podem respeitar e apoiar os direitos das pessoas com deficiência e se beneficiar a partir da inclusão. O guia revela como é possível melhorar a competitividade e a sustentabilidade das empresas com a realização de ações alinhadas às convenções e estruturas da ONU sobre o tema.

Com 34 páginas, a publicação é resultado de um esforço colaborativo internacional realizado durante cerca de 12 meses. Entre os instrumentos e princípios norteadores estão a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência , os Princípios do Pacto Global da ONU , os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos e a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.

Pacto Global das Nações Unidas
O Pacto Global das Nações Unidas é um chamado para as empresas alinharem suas operações e estratégias com dez princípios universalmente aceitos na área de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, e a deflagrar ações em apoio aos objetivos da ONU e questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Pacto Global das Nações Unidas é uma plataforma de liderança para o desenvolvimento, implementação e divulgação de práticas corporativas responsáveis. Lançada no ano 2000, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 9.000 empresas e 3.000 signatários não empresariais com base em mais de 160 países e mais de 70 Redes Locais.

Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Dedica-se à promoção de justiça social e dos direitos humanos e trabalhistas internacionalmente
reconhecidos, seguindo a sua missão fundadora de que a justiça social é essencial para uma universal e duradoura paz. Como a única agência tripartite das Nações Unidas, a OIT reúne governos, empregadores
e representantes dos trabalhadores de 187 Estados membros, para estabelecer normas laborais, desenvolver políticas e elaborar programas que promovam o trabalho decente para todas as mulheres
e homens. Hoje, a agenda do Trabalho Decente da OIT ajuda no avanço das condições econômicas
e de trabalho que dão a todos os trabalhadores, empregadores e governos uma participação em paz, prosperidade e progresso duradouros.

“Promover os direitos das pessoas com deficiência e incluí-las na sociedade, como gerentes, funcionários, fornecedores e consumidores é uma tripla vitória: uma vitória para as pessoas com deficiência, uma vitória para as empresas e uma vitória para a sociedade em geral.”  Guia para Empresas sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Para download grátis do guia: http://www.ilo.org/brasilia/programas-projetos/WCMS_610270/lang–pt/index.htm

 

Por Stela Masson, 21-01-2018

Voltar para Notícias