Painel traz discussão sobre riscos e perspectivas da Lei de Cotas

Publicado em: 14/07/2021


Profissionais falarão abertamente sobre as ameaças que a legislação vem sofrendo e a importância dos movimentos sociais para sua manutenção.

Por Fátima El Kadri

Um dos painéis que farão parte do Webnário de 30 anos da Lei de Cotas, no dia 23/07, tem como tema os riscos e perspectivas para essa legislação. 

Este será o 4º painel do dia, realizado entre 16h e 17h, e reunirá profissionais das áreas social, jurídica, política e de fiscalização, com a finalidade de discutir o presente e o futuro da Lei 8.213/1991, principalmente no cenário atual, onde ela sofre constantes ameaças do governo.

“O painel que irei mediar tem como foco mostrar o ponto de vista dos convidados sobre os riscos/ameaças que a Lei de Cotas vem sofrendo, falar da importância dos movimentos sociais para garantia e manutenção dos direitos, sobretudo o direito ao trabalho e, apresentar a visão desses movimentos sobre o futuro da Lei de Cotas e a inclusão profissional de pessoas com deficiência”, conta Marinalva Cruz,  Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade da Associação Turma do Jiló Educação Inclusiva e responsável pela mediação do debate.

O debate terá a presença dos seguintes profissionais:

Alexandre Padilha – médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). 

Aline Morais – sócia-diretora da Santa Causa Boas Ideias e Projetos, consultora especialista em inclusão e diversidade. 

Flavio Gonzalez  – psicólogo, professor, palestrante, mestre em aconselhamento, Executivo de Negócios Sociais do Instituto Jô Clemente. É autor de vários livros, entre os quais “Emprego Apoiado: Uma Leitura Psicanalítica” e “Coaching Prático: Fundamentos, Características e Método”, ambos pela AGBook.

Janilda Guimarães de Lima – representante do MPT (Ministério Público do Trabalho) no Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS – FIMTPODER. Ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Rafael Faria Giguer – Auditor-Fiscal do Trabalho, atua na fiscalização das cotas e combate à discriminação no trabalho. Engenheiro de Materiais, pós-graduado em gestão da saúde e segurança do trabalhador e em acessibilidade e direitos humanos. Conselheiro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.

“A minha expectativa é que as pessoas possam compreender a importância da Lei, celebrar as conquistas e, acima de tudo refletir sobre o papel de cada pessoa nesse processo de inclusão social e profissional, ou seja, unir esforços para combater o capacitismo, promover o protagonismo das pessoas com deficiência e atuação de maneira transversal, considerando a interseccionalidade da pessoa com deficiência, o respeito e a valorização da diversidade humana”, complementa Marinalva.

Confira a programação completa e prepare-se para o evento em: https://leidecotas.camarainclusao.com.br/ 

Voltar para Notícias