Prefeitura de São Paulo tem boas práticas inclusivas reconhecidas durante o World Enabled nos EUA

Publicado em: 02/07/2019

A capital paulista integrou a comitiva de cidades que representou o Brasil durante dois eventos direcionados a políticas públicas voltadas para Pessoas com Deficiência, realizados pelo World Enabled, nos Estados Unidos, em meados de junho, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas). Na ocasião, a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal Da Pessoas com Deficiência (SMPED),  Marinalva Cruz, foi recebida em audiência pelo Comissário do Prefeito para Pessoas com Deficiência de Nova Iorque, Victor Calise. A pauta, é claro, foi o intercâmbio de experiências das duas metrópoles.

“Foi possível trocar informações sobre políticas públicas para garantia dos direitos da população dom deficiência e compartilhar as diferentes experiências, dificuldades e possibilidades, levando em consideração as características de cada cidade”, ela contou à reportagem da Câmara Paulista. Mais tarde, durante reunião da entidade, quando detalhou a experiência, enfatizou: é um mix de sentimentos. “Felicidade e tristeza, pois apesar de termos avançarmos muito ainda falta muito para garantirmos a mobilidade urbana, que ainda é um fator dificultador para os munícipes com deficiência em São Paulo e na maioria dos países”.

Ao todo, 160 países participaram das atividades, que debateram acessibilidade, direito à saúde, cultura, educação, esporte e lazer dentre outras temáticas. Marinalva representou São Paulo em dois eventos, que abordaram as melhores estratégicas do Norte e Sul Global para inclusão das Pessoas com Deficiência nas plataformas eletrônicas e Inovação para a Inclusão: Conectando Mentes e Criando Cidades Futuras.

Marinalva teve muito a compartilhar ao apresentar as principais iniciativas da prefeitura de São Paulo. Entre elas, o programa de estágio Contrata São Paulo, o Selo de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, a Central de Intermediação em Libras, Cultura Inclusiva. “São Paulo é vista com muito carinho pelo trabalho realizado e a legislação brasileira com foco na empregabilidade é reconhecida mundialmente”, finalizou.

Conheça melhor a World Enabled em

Texto: Adriana do Amaral