Presidentes de grandes corporações se reúnem para discutir o papel das empresas na inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em: 19/07/2021


Os presidentes de 8 empresas reconhecidas pelas boas práticas de inclusão são também integrantes do Conselho de CEOs da Rede Empresarial de Inclusão Social – REIS

Por Fátima El Kadri

Oferecer oportunidades para que as pessoas com deficiência possam trabalhar e, sobretudo, se desenvolver profissionalmente. Este é o diferencial entre as empresas que realmente se preocupam com a inclusão e aquelas que contratam simplesmente para cumprir a cota. 

Presidentes de oito empresas, integrantes do Conselho de CEOs da REIS, estarão reunidos para falar desta prática e também das estratégias e políticas criadas especialmente para fomentar a diversidade e a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente corporativo, no painel 2 do dia 23/07, das 13:30 às 15:00 – O papel das empresas na inclusão dos profissionais com deficiência. 

Para este debate, foram convidados presidentes de grandes empresas que fazem parte da REIS, a Rede Empresarial de Inclusão Social, um movimento que promove a cultura organizacional inclusiva desde 2012. Todos eles assinaram o Pacto pela Inclusão, um compromisso formal para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Os executivos contarão por que decidiram posicionar-se publicamente em favor da Lei de Cotas, e também, quais são os diferenciais oferecidos nas empresas que lideram, para inclusão das pessoas com deficiência.

Mas o que essas empresas diferenciadas fazem? Na opinião de Ivone Santana, Secretária Executiva da REIS, “os avanços da Lei de Cotas dentro das empresas se refletem na busca pela profissionalização da gestão da inclusão, que deixa de ter um caráter assistencialista e amador para ser considerada uma oportunidade de inovação dentro do ambiente corporativo. As empresas que estão conectadas com o seu tempo, que antecipam as tendências de mercado, já estão incorporando o elemento da inclusão em sua cultura organizacional. Os atrasos ainda acontecem por parte daqueles gestores que não conseguem sair de um padrão ultrapassado de gestão, e que ainda olham primeiro a deficiência da pessoa, e não a sua capacidade produtiva e de entrega. Estes gestores, cedo ou tarde, vão precisar rever suas convicções, pois não dá mais para obter resultados deixando uma importante parcela da sociedade excluída e sub-representada”, analisa ela. 

O painel será mediado por Djalma Scartezini, Gerente Sênior na consultoria de Diversidade e Inclusão na EY América Latina e membro do grupo diretor da REIS. 

Veja quem estará presente neste painel: 

Benjamin Baptista Filho – Presidente da ArcelorMittal Brasil. 

Etore Frederici – Presidente da Dupont

Dimitrius Oliveira – Presidente da Atento 

Fabio Avellar – Vice-Presidente da Vivo

Fabio Maceira – Presidente da JLL no Brasil 

Fernando Serec – Presidente da TozziniFreire Advogados Associados

Luiz Sérgio Vieira – CEOs da EY Brasil

Olaf Hektoen – Presidente da Yara Brasil 

Confira a agenda completa do evento e programe-se em: https://leidecotas.camarainclusao.com.br/

Voltar para Notícias