Profissionais debatem atuação dos sindicatos nas comemorações de 30 anos da Lei de Cotas

Publicado em: 15/07/2021


Especialistas falam sobre a importância dessas instituições para assegurar os direitos dos trabalhadores com deficiência.

Por Fátima El Kadri 

Você sabe qual o papel dos sindicatos para garantir a empregabilidade das pessoas com deficiência? Este será o tema principal do painel 3, que faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos da Lei de Cotas, no dia 23/07. 

Neste diálogo, especialistas vão explicar como os sindicatos podem ajudar a solucionar problemas entre as empresas e os empregados com deficiência, contribuindo para a manutenção dos seus empregos e o seu desenvolvimento profissional.

Serão respondidas algumas questões que geram grande polêmica, como, por exemplo: os profissionais com deficiência têm seus direitos garantidos, de fato?  Eles realmente são ouvidos? O que mudou nesses 30 anos?  O que ainda precisa mudar? Como é sua atuação?

“Creio que conhecer o trabalho dos sindicatos e como efetivamente atuam em prol da garantia dos direitos das pessoas com deficiência é fundamental, uma vez que eles têm um grande papel, de acordo com a Lei, na intermediação dos interesses das empresas e dos funcionários, ressalta  Cid Torquato, mediador deste debate. Torquato é advogado, CEO da ICOM Libras e ex-Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. 

Saiba quem serão os participantes deste painel: 

Caroline Melloni Moraes – advogada do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – SINICESP e coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

Carlos Aparício Clemente – coordenador do Espaço da Cidadania, uma rede social voltada para a inclusão social e inserção das pessoas com deficiência no trabalho, estimulando e promovendo o debate em defesa do direito ao trabalho decente para todos. O Espaço da Cidadania é apoiado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e vários parceiros pela inclusão.

Eunice Aires – assessora da Presidência na Fecomerciários – Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo e Coordenadora do Departamento de Educação e Responsabilidade Social.

Maria de Fátima e Silva – coordenadora do Programa Coexistir do Sincovaga, com graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Recursos Humanos.  

Ricardo Patah – presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da central União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Confira a programação completa e prepare-se para o evento em: https://leidecotas.camarainclusao.com.br/ .

Voltar para Notícias