Rede Empresarial de Inclusão Social participa da Conferência da Rede Global da OIT na Suíça

Publicado em: 21/11/2019


Acompanhe o lançamento da publicação da Rede Mundial sobre combate a estereótipos – Fazendo o Futuro do Trabalho Inclusivo para as Pessoas com Deficiência, pelo link: http://www.businessanddisability.org/news/6th-annual-meeting-of-the-gbdn-21st-and-22nd-november-2019/

Por Lucas Borba

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Rede Global de Negócios e Deficiência da Organização Internacional do Trabalho da OIT (Global Business and Disability Network ILO) realiza a conferência “Tornando o futuro do trabalho inclusivo para pessoas com deficiência”, na sede da OIT em Genebra, Suíça. O objetivo do evento é discutir o papel das empresas para a inclusão desses profissionais em um mundo no qual operam muitas forças transformadoras e que geram oportunidades. Entre essas forças estão o desenvolvimento tecnológico, alterações climáticas, mudanças demográficas e globalização.

Representando o Brasil, a REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade da Pessoa com Deficiência terá uma participação especial no painel sobre cases da América Latina, no dia 22 às 14:00 (10:00 no Brasil), com mediação feita pela diretora da Red Iberoamericana de Empresas Inclusivas da OISS, Ana Mohedano. Serão apresentados cases de atuação pela empregabilidade das pessoas com deficiência por parte de iniciativas privadas e políticas públicas do Brasil, México e Chile.

A REIS será representada pelo membro do grupo diretor Djalma Scartezini, que também é líder do Grupo de Trabalho de Relacionamento. “Espero que a minha participação na conferência traga ainda mais visibilidade para a REIS, e que a atuação no Brasil possa se tornar referência e inspirar outras iniciativas nesse encontro”, declarou Scartezini.

Um dos grandes destaques da Conferência é o lançamento da publicação Future of Work na perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência, pela Rede Global da OIT, que visa o combate ao estigma e a estereótipos enfrentados por pessoas com deficiência no local de trabalho. A publicação compõe uma série de trabalhos de pesquisa de apoio à Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho. Cada um dos documentos fornece uma análise aprofundada e comentários sobre tópicos centrais do debate sobre o futuro do trabalho. O objetivo é destacar alguns tópicos-chave e incentivar discussões sobre maneiras de promover um processo de desenvolvimento inclusivo que coloque o trabalho decente como foco.

A conferência terá transmissões ao vivo, com interpretação de sinais internacionais e legendas para surdos e ensurdecidos.

Confira a programação completa.

Quinta-feira, 21 novembro 2019

08:30- Registro

09:45-10:30 Café de boas vindas

10:30-11:00 Sessão de abertura e comentários de boas-vindas

11:00-12:30 Apresentação da publicação Future of Work e painel de discussão pelos formuladores de políticas.

12:30-14:00 Intervalo para almoço

14:00-15:30 Sessões temáticas paralelas

Sessão 1: Inteligência artificial e seu impacto no emprego de pessoas com deficiência.

Sessão 2: Iniciativas direcionadas para fornecer habilidades digitais a pessoas com deficiência.

Sessão 3: O papel dos Grupos de Afinidade na promoção de um Futuro do Trabalho com deficiência.

15:30-16:00 Coffee break

16:00-16:30 Sessão plenária com foco nas iniciativas do setor privado para inclusão da pessoa com deficiência.

16:30-17:30 Lançamento da campanha de comunicação mundial da OIT Global Business and Disability Network

Sexta-feira, 22 novembro 2019

09:00-09:30 Boas-vindas oficiais dos novos membros da Rede Global de Negócios e Deficiência da OIT.

09:30-11:00 Sessões temáticas paralelas.

Sessão 4: O papel do setor público de liderar pelo exemplo e criar o ambiente político propício adequado para um futuro inclusivo do trabalho.

Sessão 5: Não deixando ninguém para trás: foco na saúde mental e neurodiversidade no local de trabalho.

Sessão 6: Tecnologias assistivas e desenho universal para promover o emprego de pessoas com deficiência.

Sessão 7: Elaborar políticas para o futuro do trabalho inclusivo para pessoas com deficiência.

11:00-11:30 Coffee break

11:30-12:30 – Painel de discussão em plenário com os relatores das sete sessões paralelas sobre iniciativas globais para garantir um futuro do trabalho que inclua pessoas com deficiência.

12:30-14:00 Almoço em rede

14:00-17:00 – Participação da Rede Empresarial de Inclusão Social do Brasil. Sessões com apresentações dos participantes e instruções sobre a situação em determinados países. Está prevista uma pausa para o café de meia hora às 15:30.

Voltar para Notícias