Reunião plenária discute estratégias para avançar no cumprimento da Lei de Cotas

Publicado em: 25/11/2021


Desafio é fazer com que as empresas cumpram a lei sem esperar mais 30 anos. 

Por Fátima El Kadri

A Câmara Paulista de Inclusão da Pessoa com Deficiência realiza, no dia 9/12, sua reunião plenária, um encontro anual que discute os assuntos mais atuais e relevantes para fomentar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho no estado de São Paulo e em todo o Brasil.

O tema deste ano será: o que fazer para avançar no cumprimento da Lei de Cotas sem esperar mais 30 anos?

Para tentar responder a esta questão, a Câmara convidou vários especialistas que atuam diretamente com a inclusão de pessoas com deficiência em órgãos do governo, empresas e organizações sociais, como o  Ministério do Trabalho e Previdência Social, a Rede Empresarial de Inclusão, Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência, Instituto Jô Clemente e Fundação Dorina Nowill. 

A Reunião Plenária da Câmara será realizada virtualmente no dia 09/12, das 14h às 16h, com transmissão pela página da Câmara Paulista de Inclusão no Facebook. Confira a programação completa na tabela abaixo e participe!

Faça a sua inscrição: https://forms.gle/4vTUgL9LRkAgMrDHA

HorárioAtividadeParticipantes
14h às 14h05AberturaMediador – José Carlos do CarmoAuditor Fiscal do Trabalho e Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. 
14h05 às 14h151. Ministério do Trabalho e Previdência1.José Carlos do Carmo 
14h15 às 14h252. Ministério do Trabalho e Previdência Ana CostaAuditora fiscal do trabalho, coordenadora do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul.

14h25 às 14h353. Ministério Público do TrabalhoSofia Vilela de Moraes e SilvaDoutora em Direito pela UFPE. Procuradora do Ministério Público do Trabalho, lotada na PTM de São Bernardo do Campo. Atualmente está realizando intercâmbio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, especificamente trabalhando na Relatoria Especial sobre direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.

14h35 às 14h454. Rede Empresarial de Inclusão Social – REISIvone Santana Diretora executiva do Instituto Modo Partes, empreendimento social que prepara empresas para inclusão; secretária executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social, movimento reconhecido pela OIT por sua atuação na profissionalização da gestão da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho; membro da secretaria administrativa da Câmara Paulista para Inclusão, conselheira do Conselho de Gestão da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência; integrante da Rede de Consultores UniEthos e do comitê de organização do Guia de Diversidade.

14h45 às 14h555. Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São PauloMauro Antônio da Silva Filho Formado em Ciências Físicas e Biológicas (licenciatura curta) e Ciências Contábeis. Atuação em trabalhos na implantação de políticas públicas para pessoas com deficiência, desde 2012, em Conselhos Municipais da Saúde, da Assistência Social e da Alimentação Escolar e de Direitos da Pessoa com Deficiência.

14h55 às 15h056.  Specialisterne Brasil  Marcelo VitorianoDiretor Geral da SPECIALISTERNE BRASIL, psicólogo, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na gestão de programas de Diversidade e Inclusão, faz parte do GT de Direitos Humanos nas Empresas da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

15h05 às 15h157.  Instituto Jô Clemente – IJCFlávio
Gonzalez
Psicólogo, professor, palestrante, mestre em aconselhamento, executivo de Negócios Sociais do Instituto Jô Clemente. Atua há 24 anos na inclusão profissional de pessoas com deficiência, tendo assessorado grandes organizações públicas e privadas. É autor de vários livros, entre os quais “Emprego Apoiado: Uma Leitura Psicanalítica” e “Coaching Prático: Fundamentos, Características e Método”, ambos pela AGBook.  

15h15 às 15h258.  Dorina NowillRenato JoséGraduado em história e pós graduado em história, sociedade e cultura pela PUC de São Paulo, pós graduando em educação inclusiva com especialização em deficiência visual pela Faculdade Católica Dom Bosco. Formado em violão erudito pela escola de música do Estado de São Paulo. Assessor de desenvolvimento profissional do setor de empregabilidade da Fundação Dorina Nowill Para Cegos.  

Voltar para Notícias