Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo promove websérie sobre autismo: “Entender para incluir”

Publicado em: 07/04/2021


Especialistas falam sobre as políticas para ampliação de direitos, saúde e trabalho de pessoas com autismo.

Por Fátima El Kadri

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorreu no dia 02/04, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza esta semana a websérie “Autismo: entender para incluir”. 

Entre os dias 05 e 07 de abril, haverá encontros on-line, onde serão discutidos temas importantes para a inclusão de pessoas do espectro na sociedade. Para acompanhá-los, basta acessar o Facebook da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sempre às 18h. 

A mediação é da secretária estadual dos direitos da pessoa com deficiência, Célia Leão.

Confira os detalhes da programação abaixo: 

Websérie – Autismo: entender para incluir 

Data: 05/04, às 18h.

Tema: “Autismo e Direitos”: 

Palestrantes: 

  • Fernanda Santana: mulher autista, ativista de direitos humanos e direitos das pessoas com deficiência, secretária-geral da Associação Brasileira para Ação pelos Direitos das Pessoas Autistas – Abraça.
  • Sandra Massud: promotora de justiça, coordenadora do Centro de Apoio de Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério Público de São Paulo. 

Data: 06/04, às 18h.

Tema: Autismo e Saúde:

Palestrantes: 

  • Rosane Lowenthal: professora da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, coordenadora da unidade de referência em TEA do estado de SP – CAISM VM e vice presidente do Instituto Inclusive Todos.
  • Alexandre Mapurunga: autista, defensor dos direitos humanos e da inclusão, diretor técnico da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), Assessor Técnico da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará. 

Data: 07/04 às 18h.

Tema: Autismo e Trabalho:

Palestrantes:

  • Marcelo Vitoriano: diretor geral da Specialisterne Brasil, organização social que atua na formação e inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. 
  • Ricardo Oliveira: autista, ativista, produtor de conteúdo, comunicólogo e especialista em mídias e redes sociais. Produz conteúdo para o canal Autismo Pensante no YouTube, é membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (ABRAÇA).

Acesse o Facebook da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e participe: www.facebook.com/pessoacomdeficienciasp.

Voltar para Notícias