Site é lançado oficialmente

Publicado em: 21/08/2016

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal reuniu convidados no Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), no dia 11 de agosto, para lançar seu site oficialmente.

A abertura do evento  foi comandada pelo auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Ministério do Trabalho,  dr. José Carlos do Carmo (Kal), que acolheu as cerca de 40 pessoas presentes.

Em seguida, a consultora Ivone Santana, do Instituto Modo Paritês, responsável pela implantação do site, apresentou os principais assuntos abordados e serviços oferecidos e, em seguida, convidou os dois parceiros responsáveis pelas ferramentas de acessibilidade disponíveis neste site: Browsealoud e Hand Talk.

O Browsealoud é um plugin (ferramenta)  que adiciona novas funções de leitura, audição, gravação, descrição e tradução, entre outros recursos, para facilitar a navegação de pessoas com diferentes necessidades. A ferramenta foi apresentada por Pedro Berti, da empresa Ktalise (responsável pela comercialização no Brasil), que  mostrou como fazer para ampliar a interatividade com o conteúdo oferecido.

O Hand Talk, aplicativo que traduz automaticamente o texto do site  para a Língua Brasileira de Sinais –   LIBRAS,  foi mostrado por Patrícia Senise, que exemplificou sua funcionalidade em diferentes plataformas – computador, smartphone e  tablet. Eleito pela ONU como o  melhor app social do mundo, o Hand Talk caracteriza-se pelo simpático tradutor virtual chamado Hugo.

A última parte da reunião foi comandada por Rosa Matsushita, áudio-descritora e jornalista, que fez a audiodescrição, em especial, para duas pessoas cegas, e ofereceu ao público uma oficina de descrição de imagens, muito apreciada por todos. Confira algumas imagens do evento.