UFRJ disponibiliza ebook sobre educação para surdos

Publicado em: 02/07/2019


Voltado para a educação de universitários com deficiência auditiva, o manual Educação de Surdos no Ensino Superior está disponível para download. Iniciativa do Projeto Surdo do Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), a realização do guia compila as experiências realizadas no Laboratório Didático de Ciências para Surdos (LADICS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ao longo de 31 capítulos, as organizadoras Jane de C. S. Capelli, Nuccia N.T. De Cicco, Julia Barral e Vivian M.Rumjanek abordam o universo do aluno surdo em sua complexidade e variedade, visando capacitar as equipes pedagógicas e de apoio.  A proposta, afirmam, vai ao encontro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei no 9.394/96, que, em seu artigo 59, preconiza que os sistemas de ensino assegurem aos estudantes um currículo, métodos, recursos e organização específicos que estejam em atendimento às suas necessidades.

Dicas preciosas dos caminhos a serem seguidos

O conteúdo leva em conta a diversidades dos universitários surdos em seu histórico educacional individual. A abordagem bilíngue (surdos são sujeitos biculturais e a diferença linguística é expressa pelo canal visuoespacial), a abordagem Bilinguismo (linguagem de sinais é priorizada) e abordagem oralista (integração possível com a aprendizagem da fala).

De acordo com as autoras, 3 milhões de brasileiros se comunicam por Libras, como a primeira língua. Além disso, explicitam a função do TIL (Tradutor Intérprete Libras) no universo pedagógico como um facilitador imprescindível no processo educacional.

O guia traz informações práticas. Por exemplo, dicas sobre aplicativos, a questão do ruído ambiental, melhores práticas em educação para surdos, e tudo com diagramação simples e fotografias ilustrativas.

Texto Adriana do Amaral

Link para Download:

https://drive.google.com/open?id=1u2Qf80XyWnNBQH4RJ2sH4DaA37AdR-SL

Voltar para Notícias