Você encontra acessibilidade quando viaja de avião? Pesquisa da USP e UFSCar quer sua opinião para que aviação civil seja mais acessível

Card colorido com 3 cores: amarelo, laranja e azul. Na parte superior, há três imagens: o brasão do exército brasileiro, (secretaria da Aviação Civil), logo da pesquisa Aviação Acessível, da UFScar e da USP. Na parte laranja, está escrito o texto em caixa alta: Pesquisa Aviação Acessível, no qual a palavra “Pesquisa” está escrito em verde e ao lado há o desenho de um avião da mesma cor. Aviação Acessível está escrito em branco. Na parte azul, está escrito o texto em laranja: passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida: participem para nos ajudar a melhorar a sua experiência no transporte aéreo. Na parte amarela (canto esquerdo) está escrito o seguinte texto em azul: Dê a sua opinião sobre a sua experiência quando você viaja de avião Abaixo está o texto em laranja: Como você avalia algumas práticas de acessibilidade? Quais dificuldades você encontra nos aeroportos ou transporte aéreo? Abaixo está escrito em azul: contato. Em laranja e o-mail aviacao.acessivel@gmail.com. Do lado direito está escrito em verde:participe acessando os questionários em : https://linktr.ee/aviacaoacessivel. ou escaneie o QR Code.

Publicado em: 15/04/2021


Objetivo é identificar as principais dificuldades dos passageiros com deficiência nos aeroportos e aeronaves.

Por Fátima El Kadri 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Ministério de Infraestrutura) estão realizando a pesquisa Melhoria da Acessibilidade da Aviação Civil, ou simplesmente, Aviação Acessível.

A pesquisa é bem detalhada e abrange todas as etapas da viagem, desde a compra da passagem aérea até o desembarque no local de destino. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, que tenham alguma deficiência e, especialmente, que já possuam alguma experiência com viagens de avião.

O objetivo é identificar quais os fatores que mais dificultam ou impedem as viagens aéreas de pessoas com deficiência e quais são as práticas de acessibilidade já implementadas, de modo a compreender o que ainda precisa ser feito para melhorar a acessibilidade nos aeroportos e aeronaves de todo o Brasil.

Para participar, basta acessar o seguinte link https://linktr.ee/aviacaoacessivel e clicar no link correspondente à sua deficiência: auditiva, deficiência física ou mobilidade reduzida, pessoas do espectro autista, com deficiências múltiplas ou outras. A pesquisa estará aberta até o dia 16/05.

Voltar para Notícias