Frente Nacional de mulheres se mobiliza para combater a violência contra mulheres com deficiência em audiência pública dia 09/12

Publicado em: 06/12/2023


Elas lançaram a Campanha “Mulher com deficiência sofreu violência, põe no B.O!”

A Frente Nacional Mulheres com Deficiência – FNMD – é um grupo criado em 2021, está presente em todas as regiões do país e é composto por mais de 150 mulheres com deficiência, mães de pessoas com deficiência, pesquisadoras, universitárias, estudantes, especialistas, gestoras, juristas, e ativistas na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Elas já realizaram 16 eventos que formam a I Jornada pelo Fim da Violência contra Mulheres com Deficiência. As Procuradorias da Mulher no Senado Federal e na Câmara dos Deputados foram as primeiras a acolher a demanda e realizarão em 9/12 a audiência pública “Todas Juntas – Enfrentando a violência contra a mulher com deficiência”.

O principal objetivo do grupo é mobilizar a articulação e implementação de políticas públicas para combater a violência contra mulheres com deficiência, o que é muito importante, especialmente porque não há estatísticas confiáveis sobre a violência contra mulheres com deficiência no Brasil, devido à falta de pesquisas que abranjam o recorte de gênero e deficiência. Essa foi também uma das razões que levou a FNMD a criar a campanha “Mulher com deficiência, sofreu violência? Põe no B.O.”, pois, embora expresso em lei, não há no formulário de ocorrência policial espaço para o o registro da condição de pessoa com deficiência das mulheres vitimadas pela violência.

A FNMD destaca a importância de se falar sobre as múltiplas lutas mobilizadas pelas pessoas com deficiência e apoiadores.

As pautas iniciais da FNMD são: dar visibilidade às mulheres com deficiência, dar visibilidade ao número de mulheres que adquirem deficiência em razão da violência praticada contra elas, dar visibilidade às mulheres com deficiência em Boletins de Ocorrência (B.O), dar visibilidade ao número de mulheres que são mães de pessoas com deficiência e que também sofrem violências, discutir e contribuir efetivamente na implementação de políticas públicas com capacidade técnica instalada para o atendimento de mulheres com deficiência, incentivar mulheres com deficiência a denunciarem a violência, promover orientações adequadas e acessíveis às meninas e jovens com deficiência sobre educação sexual como forma de prevenir a violência, promover campanhas e ações de disseminação de informação sobre os direitos das mulheres com deficiência.

Todos eventos são gratuitos, terão intérprete de Libras e serão transmitidos ao vivo pelo Facebook da FNMD.

https://facebook.com/frentemulherescomdeficiencia

Confira a programação completa da Jornada.

Atualizações da programação:

https://docs.google.com/document/d/1ffmrEDSfZx1XctFPkpYe9eeLMyqutmdaK4aUXSlk5Wk/edit

Contato da FNMD (e-mail): [email protected]

Instagram da FNMD

Fontes: Plenária debate ações de enfrentamento à violência contra mulheres com deficiência — Ministério das Mulheres (www.gov.br)

Mulheres com deficiência se unem pelo fim da violência contra elas – Inclusive – Inclusão e Cidadania

Voltar para Notícias