Notícias

Agenda

Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal

Tema: “Se você pudesse resolver três questões em relação à inclusão, quais seriam e como faria?”
Dia: 31 de março
Horário: das 14h às 16h
Local: Transmissão ao vivo no Facebook da Câmara (https://web.facebook.com/camarainclusao) com interação do público via “comentários”.
Participantes apresentadores: José Carlos do Carmo, Kal; Marinalva Cruz; Ivy Abbade; Fernando Sampaio; Djalma Scartezini; Carlos Aparício Clemente.
Leia aqui mais informações sobre cada participante (https://www.camarainclusao.com.br/noticias/solucoes-para-a-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-sera-foco-da-reuniao-plenaria-de-31-de-marco-da-camara-paulista-de-inclusao/)

 

04 de maio

FEIRÃO DO EMPREGO SDPD em BARUERI – SP

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) por meio do Departamento de Empregabilidade, através do Programa Incluir realizará o 1º Feirão do Emprego, com o objetivo de reduzir a fila de espera para obtenção de empregos. Se você é pessoa com deficiência, já possui o cadastro no Departamento e deseja participar do Feirão, basta fazer a inscrição através do link! Não tem o cadastro? Tudo bem. Cadastre-se de segunda a sexta feira das 08h00 à 17h00. Após o cadastro você poderá realizar sua inscrição pelo link. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco no telefone: 4201-8034 ramais: 118,120,123 ou se preferir através do e-mail: [email protected]

Dia: 04 de maio de 2022

Horário: das 09h00 às 15h00

Local: na sede da SDPD, localizada na Rua Vereador Isaias Pereira Souto, nº 175- Jd. Belval – Barueri.

Inscrições: https://forms.gle/qJf8WBDeqR4Sxxoh8

__________________

 

17 de maio

CELEBRAÇÃO 10 ANOS REDE EMPRESARIAL DE INCLUSÃO SOCIAL – EVENTO VIRTUAL

Evento para celebrar os 10 anos da Rede Empresarial de Inclusão Social, com os painéis PASSADO, PRESENTE e FUTURO, sobre o impacto das ações da REIS em cada um destes tempos, para promoção da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Dia: 17 de maio de 2022

Horário: das 10h00 às 12h00

Local: https://youtu.be/YGcs1gtXn1khttps://www.youtube.com/channel/UCmQwJ1BRN5hvU9B4W4ofXpQ

 

Encontro Diálogos Sobre Diversidade: Pessoa com Deficiência, Trabalho e Acessibilidade

  • Dia: 22/06/2022 (Quarta-Feira)
  • Horário: 9:30 às 11:30
  • Evento virtual pelo aplicativo ZOOM
Inscrições pelo e-mail [email protected] com Leandro E-mail: [email protected] site www.ecidadania.org.br Haverá acessibilidade em Libras com apoio da Unilehu O Ministério Público do Trabalho em São Paulo e o Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão convidam para o encontro Diálogos Sobre Diversidade: Pessoa com Deficiência, Trabalho e Acessibilidade, com participação de:
  • Valdirene Silva de Assis- Procuradora do Trabalho/Coordenadora da Coordigualdade do MPT/SP
  • José Carlos do Carmo(Kal) – Auditor Fiscal do Trabalho/Coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência
  • Carlos Aparício Clemente-  Coordenador do Espaço da Cidadania
  • Anna Paula Ferminella- Coletivo de trabalhadores e trabalhadoras com Deficiência da Central Única dos Trabalhadores
Mediação:
  • Henry Xavier-Relações institucionais da Unilehu
  • Marinalva Cruz- Especialista em políticas para inclusão profissional de pessoas com deficiência
   

22 de julho – reserve já sua agenda

Tema: Aniversário da Lei de Cotas . Evento presencial (com transmissão online) de celebração dos 31 anos de vigência da Lei de Cotas.
Dia: 22 de julho
Horário: das 10h às 15h
Formato: híbrido (presencial, com apresentação de carteira de vacinação COVID19, duas doses no mínimo).
Local: Espaço Sociocultural Teatro CIEE – Rua Tabapuã, 455 – Bairro Itaim Bibi – metrô mais próximo Faria Lima (o local comporta 373 lugares mas serão disponibilizados 186 lugares devido ao distanciamento seguro)
Acessibilidade: Libras, audiodescrição, auditório e palco com acessibilidade arquitetônica.
Participantes convidados e apresentadores:
José Carlos do Carmo, Kal – Médico do Trabalho, coordenador da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, auditor fiscal e coordenador do projeto de inclusão da pessoa com deficiência na SRT-SP, Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo.
Álvaro Alves Nôga – Desembargador do TRT2, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região.
Melícia Alves de Carvalho Mesel – Procuradora do Trabalho no MPT, Ministério Público do Trabalho.
Aracélia Costa – Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Estado de São Paulo.
Silvia Grecco – Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Município de São Paulo.
Marly dos Santos – Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Letícia Peres Farias Françoso – Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Yone A. Guimarães – INSS
Paulo Oliveira – Central Sindical
Aline Messias – Representante do Grupo Diretor da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
Marco Antônio Melchior – Superintendência do Trabalho

 

Perguntas Frequentes

A Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal se constitui como um movimento de articulação social com o objetivo de promover o debate sobre a inclusão profissional de pessoas com deficiência e mobilizar ações para a garantia do direito ao trabalho formal. Para conhecer melhor, acesse a seção Quem Somos.

As reuniões são abertas para a participação de representantes de empresas e instituições, públicas ou privadas, que tenham interesse em discutir sobre a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho formal.

Para conhecer melhor a Câmara Paulista para a Inclusão e se tornar uma instituição-membro, acesse nossa seção Faça Parte ou envie uma mensagem para o e-mail [email protected] para se informar sobre as próximas reuniões e requisitar o documento de Termo de Adesão. Ao aderir, a instituição-membro se compromete a comparecer às reuniões e a atuar na promoção do acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

As reuniões plenárias são trimestrais, acontecendo sempre na segunda quinta-feira do mês, e são realizadas no Auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (Rua Martins Fontes, 109 – São Paulo – SP). Para saber quando acontecerá a próxima reunião, verifique nossas próximas atividades em nosso Calendário ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

A Câmara Paulista para a Inclusão é constituída por representantes de empresas, instituições que atuam na causa da inclusão de pessoas com deficiência e órgãos públicos. A relação completa dos membros da Câmara Paulista para a Inclusão está disponível na seção Quem Somos.

Outras Referências

12ª pesquisa “Lei de Cotas – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”

A 12ª pesquisa “Lei de Cotas – Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”, divulgada nesta sexta-feira, 23-02-18, pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, com o apoio da Gerência Regional do Trabalho de Osasco e do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência em São Paulo, apresenta dados relevantes.
Um dos resultados mais expressivos é a permanência de uma cultura de inclusão, apesar do enxugamento do quadro de trabalhadores em muitas empresas: 72,7% delas mantêm a contratação de pessoas com deficiência, mesmo tendo deixado de contar com cem trabalhadores ou mais. “Se há empresas em dúvidas sobre se tem de contratar ou não e a eficiência desses trabalhadores, ouçam a experiência dessas empresas”, convida o coordenador da pesquisa, Carlos Aparício Clemente.

Contato

Para mais informações, dúvidas, sugestões ou mesmo reclamações, preencha o formulário abaixo que retornaremos seu contato rapidamente.

Este site tem o objetivo exclusivo de informar, por meio de divulgação de notícias, artigos e eventos. Não prestamos serviços de recolocação, seleção ou encaminhamento de currículos.







    Cadastre-se re receba nossos informativos